Com 333 cv e direito a modo ‘drift’, o protótipo ID.X antecipa a versão mais racing do elétrico ID.3, uma espécie de GTI a eletrões.

A Volkswagen vai colocar o emblema GTX nos seus elétricos desportivos, designação que será a correspondente ecológica à mítica sigla GTI no portefólio do construtor alemão. O ID.4 GTX, com dois motores elétricos (um por cada eixo), para potência máxima combinada de 299 CV, é o primeiro a estrear a nova designação, mas já estará novo elétrico ‘espigado’ na calha.

Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen mostrou o protótipo ID.X, mostrou na sua página do LinkedIn as primeiras imagens do ‘concept’ que pode servir de base à versão GTX do elétrico ID.3, no segmento médio-inferior.

De acordo com as informações avançadas pelo construtor, o ID.X (assim se chama o protótipo) está equipado com uma bateria de 82 kWh (77 kWh úteis), no lugar do módulo de 62 kWh utilizado na versão base de compacto. A configuração de dois motores do ID.4 GTX será mantida, mas aqui capazes de ‘render’ em conjunto 333 CV (mais 34 CV do que no ID.4 mais potente.

Com o significativo aumento de ‘músculo’, num conjunto que é cerca de 200 kg mais leve, as prestações sobem, obviamente, de nível. A marca anuncia 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, só meio segundo mais lento do que o Golf R atual…

De acordo com Brandstätter, além do tratamento exclusivo de estética, o ID.X apresenta uma versão revista e atualizada do chassis e a adoção de modos de condução, incluindo um programa especial para ‘drift’.

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