Volkswagen vai deixar de vender o seu produto n.º1: uma salsicha

27/08/2021

Nem Golf, nem Polo, o produto mais vendido pela Volkswagen não é um automóvel, mas… uma salsicha alemã.

A Volkswagen vende mais salsichas por ano do que automóveis. Como muitos outros construtores de automóveis que investem milhões de euros em negócios paralelos, nos terrenos da fábrica da marca, em Wolfsburg, também se criam porcos, de onde é retirada a carne para fazer as salsichas VW Currywurst, à venda nos refeitórios do complexo industrial da marca e também para fora, em números limitados, desde 1973.

São quase sete milhões de salsichas produzidas por ano, a esmagadora maioria é consumida diariamente aos almoços de mais de 60 mil funcionários.

Mas, apesar do estrondoso sucesso, o produto n.º1 da Volkswagen, que tem até direito a um código próprio (part number: 199398500), como se de um componente automóvel se tratasse, vai desaparecer do catálogo da marca.

O fim das famosas salsichas é consequência dos pedidos dos próprios funcionários da empresa, que reclamam opções novas e mais saudáveis nas ementas dos refeitórios. A que se somam algumas questões sobre os impactos ambientais da produção de carne para as Currywurst.

O adeus às salsichas da Volkswagen está marcado para 2025.