Lançado como um projeto da Google em 2009, a Waymo passou para a alçada da Alphabet Inc. em 2016, tornando-se então uma subsidiária dessa última. Os seus progressos na área da condução autónoma são diversos, tendo sido uma das primeiras empresas a colocar veículos sem condutor na estrada, com o Google Car.
Agora, a Waymo será a parceira exclusiva do Volvo Car Group para a evolução do nível 4 da condução autónoma (segundo os critérios definidos pela SAE International). As empresas irão trabalhar conjuntamente de forma a integrar a tecnologia de condução autónoma da Waymo – o Waymo Driver – numa nova plataforma de veículo elétrico focada na mobilidade para serviços de boleia.
“Os automóveis de condução totalmente autónoma têm o potencial de melhorar a segurança nas estradas para níveis nunca antes vistos e de revolucionar a maneira como as pessoas vivem, trabalham ou viajam. A nossa parceria com a Waymo abre oportunidades de negócio empolgantes para a Volvo Cars, a Polestar e a Lynk & Co.”, explicou Henrik Green, responsável da vertente tecnológica do Volvo Car Group.
