Uma das características que a Volvo mais gosta de salientar na promoção dos seus novos automóveis é a vertente da segurança, sendo disso exemplo, por exemplo, o facto de o XC90 ter um registo limpo no que toca a vítimas mortais no Reino Unido desde 2004. No entanto, os testes de segurança levados a cabo pelas entidades responsáveis na Europa (a Euro NCAP) e nos Estados Unidos da América (NHTSA) têm vindo exatamente a reforçar essa sua resistência.

Contudo, em ‘ambiente’ real há também há exemplos da capacidade de resistência dos Volvo, sobretudo quando se tem em atenção o vídeo captado por um condutor de um outro veículo que dá conta daquele que é um dos piores cenários para qualquer veículo – o embate a três quartos.

Um dos maiores desafios para qualquer construtor é garantir que os automóveis conseguem ter uma estrutura suficientemente resistente capaz de dissipar a energia de um embate frontal a três quartos (ou seja, com um dos lados da superfície frontal), tendo sido exatamente isso que aconteceu a este XC70.

O modelo sueco, uma carrinha de estilo avantajado, entretanto descontinuada, embateu de frente com um camião a uma velocidade em redor dos 60 km/h, sofrendo estragos violentos na secção dianteira. Contudo, apesar da violência do acidente, o Volvo resistiu de forma bastante competente, com o habitáculo a garantir a proteção dos ocupantes.

Recorde-se que a Volvo deposita grandes esforços no seu trabalho em redor da segurança automóvel, tendo sido a criadora dos cintos de segurança de três pontos e uma das precursoras da segurança infantil com a disposição das cadeirinhas de bebé no sentido oposto ao da marcha.