A Volvo anunciou a criação do seu primeiro serviço de carsharing, sendo este mais um passo da marca sueca na implementação da sua nova estratégia de mobilidade sustentada nas grandes cidades.

Esta nova unidade de negócio da Volvo irá recorrer às ‘ferramentas’ da Sunfleet, uma das primeiras empresas de partilha de carro a nível mundial e que é operada pela Volvo desde 1998. Com sede na Suécia, a Sunfleet conta com cerca de 50.000 subscritores, os quais geram aproximadamente 250.000 transações em mais de 50 cidades suecas.

Com a Sunfleet a servir de base para este negócio, a Volvo pretende expandir o serviço para outros mercados globais e oferecer novas propostas de mobilidade que vão ao encontro dos desejos e expectativas dos clientes nos grandes centros urbanos.

De acordo com o presidente da Volvo, Hakan Samuelsson, este serviço de mobilidade pretende servir de complemento ao conceito tradicional de propriedade automóvel, assente em critérios de flexibilidade, facilidade e personalização do serviço.

“A propriedade automóvel não vai desaparecer, mas enquanto fabricante automóvel, temos de aceitar o facto de que tal vai ser reduzido e, mais importante, mudar. Temos um conceito provado e rentável no nosso mercado doméstico que queremos aumentar e transformar num produto global”, referiu Samuelsson.

A companhia será liderada por Bodil Eriksson, atual vice-presidente para a área de Produto, Marketing e Comunicações da Volvo Car USA.