P1800 Cyan: O Volvo mais espetacular da atualidade é tributo ao passado

03/09/2020

O carro de “O Santo” está de regresso, com verdadeiro peso-pluma, motor de 420 cv, caixa manual e tração traseira.

Em rigor, a responsabilidade do regresso do desportivo que deixou muitos fãs de queixo caído no início da década de 60, pertence quase inteiramente à Cyan Racing, o gabinete de competição da Volvo, que assumiu a recriação do icónico P1800, coupé de linhas tipicamente italianas que serviu para mostrar ao mundo que também havia espaço para a emoção no catálogo do especialista sueco na produção de quadradonas carrinhas.

Como outros ‘restomods’, o Volvo P1800 Cyan não é uma reinterpretação exclusiva do original, não está pejado de tecnologias modernas, não dispõe de qualquer tipo de eletrificação, nem sequer ajudas eletrónicas à condução. Trata-se antes de uma versão do clássico com um ‘twist’ moderno. Produzido sobre a base técnica de um Volvo P1800 de 1964, modificado para acomodar mais largas e jantes maiores, com chassis reforçado com aços de alta resistência e fibra de carbono, material leve que também foi usado na conceção da carroçaria, para um peso total que não ultrapassa os 990 quilos.

Número a reter: 2,3 kg/cv

A carroçaria com 4,2 metros de comprimento, 1,75 metros de largura e 1,22 metros em altura, copia todos os elementos essenciais do design arrebatador do original. Mas debaixo do capot está mecânica novinha em folha. O motor é um quatro cilindros em linhas 2.0 Turbo, com base no motor Volvo S60 TC1 campeão do mundo de turismos em 2017, a desenvolver420 CV às 7.000 rpm e um binário máximo de 455 Nm. De acordo com os engenheiros da Cyan, o bloco de injeção direta e equipado com turbo Borg Warner EFR foi trabalhado para apresentar um comportamento semelhante ao das mecânicas atmosféricos dos anos 60, com prestações incomparavelmente melhores. A caixa é manual de 5 velocidades fabricada pela Holinger e leva potência apenas ao eixo traseiro, equipado com diferencial autoblocante e desenhado especificamente pela Cyan Racing, com suspensão independente e barras estabilizadoras à frente e atrás.

Nas jantes exclusivas de 18 polegadas estão montados pneumáticos Pirelli P Zero, sendo o sistema de travagem composto por discos de 362 mm nas rodas dianteiras e 330 mm atrás.

O Volvo P1800 Cyan está homologado para conduzir em estrada e deverá ser produzido em série muito limitada, por preços ainda por revelar.

 

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