Com o mercado a colocar ainda o foco nos SUV, a Volvo surpreende ao preparar o lançamento de um monovolume que é, além do mais, a sua estreia neste segmento. O EM90 é 100% elétrico.
Numa altura em que o mercado automóvel continua a procurar SUV e os monovolumes (os MPV, Multi Purpose Vehicles) caíram, aparentemente, em desuso, a Volvo irá introduzir o seu primeiro monovolume da história, a EM90.
Este modelo, concebido a pensar no mercado chinês, mas que também vira para a Europa, será apresentado a 12 de novembro, sendo um 100% elétrico.
“O Volvo EM90 é o nosso primeiro monovolume premium totalmente elétrico e foi projetado para aproveitar ao máximo o tempo que os passageiros passam no veículo, como uma sala de estar escandinava em movimento”, afirma a empresa.
A marca desvendou, para já, alguns teasers do veículo que identificamos neste artigo como “Imagem: Volvo”, contudo utilizamos para foto de abertura uma projeção feita pelo designer Sugar Design.
Sem surpresa, os faróis têm a assinatura luminosa característica do “martelo de Thor” vista no resto da gama Volvo.
Depois, começam as novidades: portas traseiras deslizantes e traseira volumosa, numa carroçaria a lembrar os “paralelepípedos” históricos das carrinhas do fabricante; aliás, as proeminentes luzes traseiras em forma de T reinterpretam os clássicos grupos de faróis verticais das stations da marca sueca.
ESTE EM90 SERÁ A VERSÃO VOLVO DO MONOVOLUME ZEEKR 009, JÁ QUE OS DOIS EMBLEMAS PERTENCEM AO GRUPO GEELY.
A plataforma deste EM90 será a SEA, com o modelo a dever medir 5,21 metros de comprimento e a apresentar uma distância entre-eixos de 3,20 metros.
O Volvo EM90 será um concorrente do Mercedes-Benz EQV (que mede 5,14 metros de comprimento).
Tomando como exemplo, as soluções colocadas no Zeekr, este EM90 deverá estar disponível com dois conjuntos de baterias, ambos com células NCM (níquel, cobalto, manganês): um com capacidade de 116 kWh que proporciona autonomia de 702 km (CLTC, o ciclo de medição chinês que é diferente e menos realista do europeu WLTP), e outros 140 kWh com um alcance anunciado (novamente no ciclo de medição chinês) de 822 km.
A versão de maior autonomia utiliza as avançadas baterias Qilin da CATL, que também podemos encontrar no Zeekr 001 (que já pudemos testar). Recorrendo a dois motores, um por eixo, o EM90 terá uma potência de 400 kW (544 cv) e um binário de 686 Nm.