O Volkswagen ID. Buzz — atual ‘Pão de Forma’ 100% elétrico — passa a contar com novas variantes de 6 e 7 lugares, esta última com maior distância entre eixos. Os novos modelos reajustam a tabela de preços e, curiosamente, a proposta de 7 lugares tem custo inferior à da de 5 lugares atual: 3000 €, sensivelmente.
Texto: João Ouro
Novas baterias de 63 kWh a 91 kWh, potências entre 170 cv e 340 cv, tração traseira ou integral, melhores autonomias e tempos de recarga mais rápidos são trunfos apontados pela marca. Mais por menos! Nova versão GTX estará disponível no final do ano.
O icónico ‘Pão de Forma’ (desde 1949…) está de volta com o nome ID. Buzz, tendo a VW atualizado a respetiva gama para Portugal, nomeadamente com a introdução das variantes Pro de 6 lugares (desde 60.279 €) e 7 lugares (a partir de 62.164 €), além da mais potente versão GTX de tração integral (340 cv), esta última disponível no final do ano. Passarão ainda a existir versões com novo motor de 286 cv e recurso a uma bateria de 84 kWh (antes 204 cv, 82 kWh), que também se inscrevem no portefólio da gama ID. Buzz Cargo (comercial ligeiro).
O interior do ID. Buzz para até sete pessoas dispõe de uma configuração de três filas (2+3+2) e o modelo recorrerá a uma nova bateria de maior capacidade: 91 kWh (86 kWh úteis). As autonomias máximas anunciadas (WLTP) são de até 467 km (ciclo combinado) e 623 km (urbano), consoante a versão e o tipo de equipamento.
Com a lotação de até 6 lugares (2+2+2), o ID. Buzz Pro estará disponível com a bateria de 84 kWh (79 kWh úteis): autonomias de até 445 km (combinado) e 607 km (urbano). Nos terminais de carga rápida (CC), a potência máxima de 185 kW (antes 170 kW) é dedicada à bateria de 84 kWh, enquanto a de 91 kWh poderá recarregar até 200 kW. De 10% a 80%, cerca de 30 minutos para ambas. Em corrente alternada (AC), a 11 kW, cerca de 7,5 horas para a totalidade da carga.
O ID. Buzz de 7 lugares conta com distância entre eixos superior, atingindo 4,962 metros de comprimento — mais 25 cm do que as variantes ‘curtas’ de 5 e 6 lugares (4,712 m) —, existindo ainda mais espaço para bagagens. Mesmo com a lotação máxima, a volumetria da mala é de 306 litros e, com cinco pessoas a bordo, essa capacidade atinge 1340 litros. Se se rebaterem os encostos dos bancos da 2.ª e 3.ª fila, o volume alcançado é de 2469 litros, sendo importante assinalar que a última fila de bancos também pode ser totalmente retirada.
NOVOS EQUIPAMENTOS
Os sistemas de ‘infotainment’ foram atualizados para toda a gama, inclusive ao nível do ‘software’ e, segundo a marca, a navegação é agora mais intuitiva e rápida. O ecrã tátil central também é maior (de 12,9”, mais 3 cm na diagonal), existindo uma nova barra tátil (iluminada) para o controlo da temperatura. As novas instruções de voz permitem o comando de diversas funções, inclusive com ligação ‘online’ a bases de dados específicas e ao ChatGPT (inteligência artificial).
Há novo ‘Head-up display’ que permite a projeção de dados no pára-brisas e as assistências eletrónicas à condução foram melhoradas, sendo possível destacar a função ‘Park Assist Pro’, que possibilita o estacionamento remoto através de ‘smartphone’. O aviso de saída de estacionamento é outra novidade, alertando acerca da aproximação de veículos à retaguarda e no caso da abertura inadvertida de uma das portas.
Todos os ID. Buzz Pro dispõem de duas portas laterais elétricas de abertura deslizante (acesso à 2ª fila), faróis LED, Lane Assist (alerta de saída de faixa de rodagem), câmara frontal, volante multifunções, travagem autónoma de emergência (Front Assist), ‘cruise-control’, reconhecimento de sinais de trânsito, sensores de parque, ‘infotainment’ de última geração (Ready 2 Discover, com Apple CarPlay e Android Auto), além de ar condicionado automático e ‘keyless start’, entre outros itens.
GTX: MAIS ESPECIAL
Com uma imagem mais desportiva, as versões GTX (disponíveis a partir do final do ano) têm outra seção dianteira e pára-choques diferentes, além de elementos escuros da carroçaria a preto brilhante, incluindo jantes em liga leve de 21”, chassis desportivo e faróis IQ. Light de matriz LED. Propõem, ainda, pintura vermelho-cereja exclusiva e outra a dois tons: vermelho-cereja e prata. O forro do teto interior é a preto e os bancos têm forros especiais (pespontos a vermelho), enquanto o volante multifunções integra o logótipo GTX. Com tração integral (de série), as versões GTX têm dois motores elétricos (assíncronos), um por eixo, atingindo a potência máxima de 340 cv (aceleração 0-100 km/h: 5,6 s) e admitindo um peso rebocável de 1800 kg.
Outra novidade desta ‘2.ª geração’ do ID. Buzz é o teto panorâmico eletrocromático (1800 €), que adota várias camadas de vidro e películas de cristais que podem ser comutadas eletronicamente, alterando-o para mais transparente ou opaco, consoante se pretenda, gerando melhor proteção contra a luz e o calor. Trata-se do maior teto do género jamais usado num automóvel da Volkswagen. Outra opção interessante são os vidros de correr de comando elétrico na 2.ª fila.
Quanto aos preços, o novo ID. Buzz de 7 lugares é, para já, mais barato do que o atual de 5 lugares: cerca de 3000 €, estando disponível desde 62.164 € — a versão de 5 lugares ‘em vigor’ custa cerca de 65.000 €, embora também esteja prevista a devida atualização. Já a versão de 6 lugares (carroçaria curta) estará à venda desde 60.279 €. No início do próximo ano (ou no final deste ano), a gama também contará com a mais acessível versão de entrada Pure (bateria de 63 kWh, 170 cv, autonomia de até 330 km), com preços a partir de 49.099 € (ou 39.918 € sem IVA).