Waze ganha alerta de mudança de faixa e mais recursos para fugir ao trânsito

18/09/2020

Um dos sistemas de navegação mais usados em smartphones, o Waze, continua a evoluir para se tornar também um dos mais práticos e completos do mercado.

A mais recente funcionalidade acrescentada a este aplicativo já compatível com o sistema central de automóveis de vários fabricantes, vem ajudar a tornar a navegação mais fácil do que com sistemas convencionais, ao passar a informar qual a faixa de rodagem que o condutor deve ocupar à chegada a um cruzamento, na abordagem a uma rotunda ou em qualquer outra situação de mudança de direção. A atualização surge numa altura em que a empresa começa a dar sinais de retoma, depois de quebras de utilização de cerca de 70% nos meses mais críticos da primeira vaga da pandemia da Covid-19.

O chamado ‘guia de faixa’, já disponível no Google Maps, não é a única funcionalidade prevista nesta atualização. A app também passa a poder avaliar e sugerir qual é a melhor hora para iniciar uma viagem, e alertando para potenciais atrasos nas rotas habitualmente introduzidas no sistema.

O Waze ganhou popularidade em vários países, incluindo na Europa, e permite personalizar informações de trânsito e avisar outros utilizadores de problemas na estrada, desde filas a acidentes e até à presença de radares da polícia na estrada.