Xpeng P7+ é o primeiro automóvel gerido por Inteligência Artificial

13/10/2024

O Xpeng P7+ foi hoje oficialmente revelado com a chancela de ser o primeiro veículo Inteligência Artificial do mundo. Começará a ser comercializado já em novembro na China, antes de chegar ao mercado europeu.

 

Acabada de chegar ao mercado europeu através de Portugal e Espanha, a marca chinesa de automóveis elétricos Xpeng pretende consolidar a sua presença na Europa.

E o Xpeng P7+ terá um importante contributo para esta estratégia. O modelo agora apresentado num evento em Shenzhen é o primeiro automóvel do mundo a utilizar tecnologia de Inteligência Artificial numa variedade de áreas.

A Inteligência Artificial (IA) está presente na condução inteligente, na potência, controlo de energia e gestão térmica do automóvel.

O objetivo a longo prazo da Xpeng passa por se expandir globalmente e tornar-se a empresa líder da mobilidade alimentada por IA.

O novo P7+ foi agora revelado oficialmente, mas o seu lançamento ocorrerá no Salão Automóvel de Paris. A marca chinesa aposta neste automóvel para o mercado europeu.

Brian Gu, Vice-Presidente e Presidente da XPENG, afirmou: “O mercado automóvel europeu está a passar por uma transformação da eletrificação para a smartificação”.

“No Salão Automóvel de Paris, não estamos apenas a apresentar os destaques do nosso portefólio de veículos, mas também novas soluções que iremos integrar nos nossos modelos de automóveis. Estamos profundamente empenhados no mercado europeu e estamos entusiasmados com os nossos esforços contínuos para expandir a nossa presença na região”, concluiu.

O sistema de condução autónoma do P7+, o Eagle Eye, tem capacidade de cobrir uma distância equivalente a ,1,8 campos de futebol.

Com o Eagle Eye, a nova solução de condução inteligente não está limitada pelas condições da cidade, do trajeto ou da estrada e tem capacidades de condução inteligente “porta-a-porta” e “espaço de estacionamento a espaço de estacionamento”, afirma a Xpeng, que confirmou que o sistema é alimentado por dois chips Nvidia Orin X, de acordo com os meios locais.

O P7+ é um sedan elétrico com 5,056 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 3 metros. É alimentado por conjuntos de baterias de fosfato de ferro-lítio com e 60,7 kWh ou 76,3 kWh que permitem consumos de até 620 km e 710 km, respetivamente.

O design exterior do P7+ foi otimizado para reduzir a resistência ao vento e, segundo a Xpeng, o modelo consome apenas 11,6 kWh/100 km.