Acabada de chegar ao mercado europeu através de Portugal e Espanha, a marca chinesa de automóveis elétricos Xpeng pretende consolidar a sua presença na Europa.
E o Xpeng P7+ terá um importante contributo para esta estratégia. O modelo agora apresentado num evento em Shenzhen é o primeiro automóvel do mundo a utilizar tecnologia de Inteligência Artificial numa variedade de áreas.
A Inteligência Artificial (IA) está presente na condução inteligente, na potência, controlo de energia e gestão térmica do automóvel.
O objetivo a longo prazo da Xpeng passa por se expandir globalmente e tornar-se a empresa líder da mobilidade alimentada por IA.O novo P7+ foi agora revelado oficialmente, mas o seu lançamento ocorrerá no Salão Automóvel de Paris. A marca chinesa aposta neste automóvel para o mercado europeu.
Brian Gu, Vice-Presidente e Presidente da XPENG, afirmou: “O mercado automóvel europeu está a passar por uma transformação da eletrificação para a smartificação”.
“No Salão Automóvel de Paris, não estamos apenas a apresentar os destaques do nosso portefólio de veículos, mas também novas soluções que iremos integrar nos nossos modelos de automóveis. Estamos profundamente empenhados no mercado europeu e estamos entusiasmados com os nossos esforços contínuos para expandir a nossa presença na região”, concluiu.
O sistema de condução autónoma do P7+, o Eagle Eye, tem capacidade de cobrir uma distância equivalente a ,1,8 campos de futebol.
O P7+ é um sedan elétrico com 5,056 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 3 metros. É alimentado por conjuntos de baterias de fosfato de ferro-lítio com e 60,7 kWh ou 76,3 kWh que permitem consumos de até 620 km e 710 km, respetivamente.
O design exterior do P7+ foi otimizado para reduzir a resistência ao vento e, segundo a Xpeng, o modelo consome apenas 11,6 kWh/100 km.