ZiGGY, o carregador que vai ter consigo ao carro

21/06/2022

Mais uma solução para simplificar o acesso aos pontos de carregamento, na medida em que é o carregador que vai ao encontro do seu carro elétrico.

Os robôs autónomos de carregamento para veículos elétricos são uma aposta de futuro para contornar um dos problemas associados à utilização deste tipo de modelos: a rede ainda insuficiente. O ZiGGY, da americana EV Safe Charge, é mais uma alternativa na calha, para simplificar o acesso aos pontos de carregamento, na medida em que é o carregador que vai ao encontro do veículo que necessita atestar a bateria.

Com o ZiGGY, o condutor de um elétrico não está obrigado a estacionar num lugar específico num parque, bastando chamar o robô através da aplicação associada ao serviço. E com uma vantagem: o ZiGGY pode mesmo ser comandado para lhe guardar o espaço de parqueamento livre, ficando à sua espera para carregar.

O funcionamento é muito simples. Uma vez localizado o carro, o pequeno robô desloca-se de forma autónoma para junto do mesmo, o proprietário só tem de ligar os cabos para iniciar a operação de carregamento. Quando a sua missão termina, o ZiGGY retorna à plataforma, onde irá reabastecer a bateria incorporada.

A EV Safe Charge espera avançar para a produção em série no próximo ano.