Um raro Mercedes-Benz 300 SL concebido para ralis

03/10/2022

No Salão Internacional de Nova Iorque de 1954 a Mercedes-Benz surpreendeu o mundo com a apresentação do 300 SL, que se destacava bastante dos modelos oferecidos pela marca na época, que se resumiam a berlinas de luxo. No entanto, a Mercedes-Benz aproveitou os sucessos do 300 SLR na competição, para transpor esses conhecimentos para um desportivo de estrada, lançando assim o automóvel de produção mais rápido da época.

Nem todos os 300 SL tiveram um destino igual, ou foram produzidos de igual forma, já que a própria marca retirou das linhas de produção quatro exemplares, destinados a serem alterados para a competição, após o pedido do engenheiro de competição e antigo piloto de Fórmula 1, Karl Kling e pelo próprio chefe do departamento de competição da marca, Alfred Neubauer.

Dos quatro exemplares, apenas dois sobreviveram até aos nossos dias, sendo o exemplar presente neste artigo um desses. Com o chassis número 198.040.5500819 este 300 SL saiu da linha de produção a 31 de Outubro de 1955, pintado de Silver-Grey Metallic, com interior azul e jantes Rudge. Seguiu para a Mercedes-Benz Dortmund, como automóvel de exposição, no entanto, acabaria por não ser vendido.

Por esse motivo, no dia 1 de Fevereiro de 1956, este 300 SL retornou à fábrica, sendo transferido para o departamento Sportabteilung, onde se iniciaram as alterações. No dia seguinte, Neubauer já tinha elaborado uma lista de 16 alterações necessárias de modo a tornar o exemplar competitivo no European Rally Championship de 1956. De entre as alterações, podemos salientar a substituição da árvore de cames para uma mais agressiva, assim como a suspensão e travagem, tudo para uma melhor eficácia nos traçados do ERC. Foram aplicados faróis de longo alcance da Bosch. Já no interior, foi instalado um pneu suplente e dois macacos.

Para a equipa de pilotos, Neubauer escolheu a dupla Walter Schock e Rolf Moll, provando que estes estavam à altura, já que o 300 SL mostrou ser bastante competitivo nos troços de rali, com várias vitórias na classe, vencendo o ERC de 1956.

Posteriormente, este automóvel seria vendido e permaneceu bastantes anos num coleccionador que fazia as suas manutenções exclusivamente na Mercedes-Benz Classic, em Estugarda. Inclusive, em 2018 a Mercedes-Benz Classic iniciou um restauro, que durou dois anos, na parte mecânica do automóvel.

Apesar de todos os 300 SL serem modelos importantes para a história automóvel, este exemplar o ainda mais é e sem dúvida uma oportunidade para um coleccionador adicionar esta rara peça à sua colecção, já que se encontra à venda na DD Classics, no Reino Unido, sem ser conhecido o seu preço de venda.