Está inaugurado o primeiro circuito regular de um veículo autónomo em Portugal, no concelho de Cascais. A viagem inaugural foi em maio, entre a Nova School of Business & Economics e a estação de Carcavelos. Ao todo, o veículo percorreu 750 metros, a dez quilómetros por hora, e teve como primeiros passageiros o secretário de Estado adjunto e da Mobilidade, José Mendes, e o presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Carlos Carreiras esclareceu que, até final do ano, cada viagem custará um euro, mas que também estão incluídas nos passes metropolitanos. A partir de 2020 a viagem será gratuita.
Este é o primeiro de 12 veículos autónomos que a autarquia espera adquirir para satisfazer os mais de 70 parques do concelho. O próximo será fabricado por uma empresa de Coimbra para garantir o percurso entre a estação de comboios e o Centro de Saúde de São João do Estoril.

José Mendes reforçou a ideia de que já existe enquadramento de viagens de autónomos em espaços controlados. “Este espaço é segregado e estamos a fazer caminho”, disse o governante.
O secretário de Estado da Mobilidade lembrou que o governo nomeou um grupo de trabalho para estudar dois aspetos da condução autónoma, numa primeira fase, para perceber como é que se cria zonas livres de teste predefinidas, onde estes veículos podem circular. José Mendes acredita que “teremos resposta a isso nos próximos meses, saberemos que alterações legislativas teremos de fazer para incrementar as possibilidades e a segurança das zonas de testes”. 
Depois, é saber que alterações legislativas serão precisas a prazo, para que estes veículos cheguem às vias comuns em espaços abertos sem restrições, que é algo que está a ser trabalhado e estudado em todo o mundo.

O governante está convencido de que haverá apoios na linha daqueles que já existem para os veículos descarbonizados. José Mendes adianta que “vamos acrescentando valências à tipologia de apoios, mas de certeza que temos prioridades”. Tratando-se de veículos elétricos, “não excluo de forma nenhuma que a título experimental, porque é isso que estamos a viver ainda, possa haver algum apoio num futuro breve”.
Para cumprir o ambicioso plano de mobilidade de Cascais, que culminará na gratuidade de transportes rodoviários no concelho já em 2020, Carlos Carreiras diz que é preciso escalar soluções como a do primeiro veículo autónomo com capacidade para onze passageiros, que pode ser usado a um euro por viagem, ou mediante a apresentação do passe Navegante.

O autarca lembra que este projeto está numa fase inicial de teste, mas “a ideia é escalar, e basta pensar que Cascais é o quarto município do país em termos populacionais que tem 72 lugares. Isto tem de ser pensado numa lógica integrada, desde o estacionamento à mobilidade suave e à mobilidade mais pesada”.
Para Carlos Carreiras, “a questão agora é o município ir gradualmente fazendo o investimento para dar respostas que possam beneficiar o maior número possível de cidadãos: a minha dúvida aqui é saber em quantos anos se faz esse investimento”, precisou. O concelho de Cascais, com veículos desta natureza, pode chegar claramente a uma dúzia de unidades e ficará muito bem abastecido, considerou.
Para já, Cascais quer um veículo made in Portugal, fabricado em solo nacional e com inovação portuguesa. Um segundo percurso está já estudado e é uma questão pacífica, entre a estação e o Centro de Saúde de São João do Estoril.

Este tipo de investimento separa-se em dois componentes: 250 mil euros, que é o custo de aquisição de um veículo autónomo destes, e tem agregado durante um prazo de cinco anos toda a manutenção que é exigida para um veículo desta natureza, que são outros 250 mil euros.

Ana Maria Ramos

The post Cascais já tem um veículo autónomo, mas quer ter doze appeared first on Portugal Mobi Summit.

Leia mais em www.portugalms.com