AccionaPlug quer produzir hidrogénio verde e fornecer Portugal e Espanha

07/12/2021

A AccionaPlug é uma joint-venture que une a Acciona Energia e a Plug Power. O objetivo é produzir produzir mais de 100 toneladas de hidrogénio verde por dia a médio prazo e fornecer Portugal e Espanha.

A Acciona Energia, criadora, proprietária e operadora de projetos de energia renovável a nível global, e a Plug Power Inc., líder em fornecimento de soluções turnkey de hidrogénio, para a economia global de hidrogénio verde, constituíram uma joint-venture 50-50. A AccionaPlug está sediada em Madrid e irá desenvolver, operar e assegurar projetos de hidrogénio verde em Espanha e Portugal.

A AccionaPlug também planeia fornecer serviços de armazenamento, transporte e entrega para os seus clientes, apontando inicialmente para os segmentos de negócios industriais e de mobilidade. Ao visar instalações de produção de hidrogénio localizadas nas infraestruturas de clientes industriais, bem como centrais autónomas que produzam hidrogénio para distribuição regional, a AccionaPlug espera que os seus primeiros projetos estejam disponíveis em 2023. O objetivo é obter uma significativa quota de mercado no negócio de hidrogénio verde em Portugal e Espanha, até 2030, podendo em última instância produzir mais de 100 toneladas de hidrogénio verde por dia.

Alan Ripa, anterior Supervisor Executivo na Acciona Energía Internacional, com 16 anos de experiência em cargos executivos no grupo ACCIONA Energía, passará a ser CEO da AccionaPlug.

A joint-venture combina a melhor tecnologia de eletrolisador PEM da Plug Power e a liderança comprovada da Acciona Energía no desenvolvimento de projetos de energia renovável como pioneira e maior fornecedora independente de energia 100% renovável em Espanha e Portugal.

A Plug Power é uma empresa inovadora e líder na economia do hidrogénio verde, com mais de 50.000 sistemas de células de combustível implantados para e-mobilidade, e é a maior compradora de hidrogénio líquido ao nível global. A Accioma Energía é a maior empresa de energia 100% renovável sem qualquer legado de combustíveis fósseis no mundo, com mais de 11 GW de energia renovável em 16 países.

“A Acciona Energía e a Plug Power estão a reunir as condições necessárias para fornecer ao mercado soluções de hidrogénio verde fiáveis e competitivas. A AccionaPlug é a plataforma que vai alavancar a presença e o histórico da Acciona Energía nas energias renováveis e na tecnologia e conhecimento da Plug Power no sector do hidrogénio para aumentar a sua implantação de hidrogénio verde”, afirma Alan Ripa, CEO da AccionaPlug. “Estamos muito satisfeitos por começar a trabalhar aqueles que querem juntar-se a nós nesta emocionante jornada rumo à descarbonização da economia por via de hidrogénio renovável. Esta parceria reflete o compromisso da Acciona Energía e da Plug Power no combate às alterações climáticas”.

“Reconhecemos rapidamente uma missão e abordagem partilhadas no trabalho com a equipa da Acciona Energía este ano, e essa joint-venture foi o próximo passo mais racional”, diz Andy Marsh, CEO da Plug Power. “As nossas empresas são almas gémeas e visionam um futuro descarbonizado. Trabalhando juntos como AccionaPlug, construiremos um ecossistema robusto de hidrogénio verde que ajudará a Europa a cumprir os seus objetivos de sustentabilidade, posicionando Espanha e Portugal como centros líderes globais de hidrogénio”.

A AccionaPlug já está a avançar com o seu ambicioso objetivo de abastecer Portugal e Espanha com hidrogénio verde. O novo empreendimento está a trabalhar ativamente no desenvolvimento de múltiplas instalações, incluindo duas capazes de produzir até 15 toneladas por dia de hidrogénio verde cada uma, e de servir com fiabilidade a procura móvel industrial e emergente.

A União Europeia (UE) está a dar prioridade à economia verde do hidrogénio nas suas estratégias de recuperação climática e económica. Anunciada em julho de 2020, a Estratégia de Hidrogénio da União Europeia promove a instalação de pelo menos 6 gigawatts (GW) de eletrólitos de hidrogénio renováveis na UE e a produção de um milhão de toneladas de hidrogénio renovável até 2024.

Portugal e Espanha pretendem desempenhar um papel de liderança no caminho da economia europeia para a descarbonização, também por beneficiarem de elevados níveis de recursos renováveis. O Governo português apresentou a sua estratégia para o hidrogénio em agosto de 2020, enquanto Espanha deu a conhecer o seu plano em outubro de 2020.