Aeroporto de Copenhaga vai ter mais de 1.000 carregadores de VE

01/05/2022

A ABB vai fornecer ao grupo de energia EWII 1.350 carregadores de veículos elétricos ao longo dos próximos dez anos.

O Aeroporto de Copenhaga (CPH), na Dinamarca, está empenhado em alcançar a neutralidade carbónica nas operações até 2030. Um dos passos que irá ser dado é alocar uma parte considerável do estacionamento automóvel para instalação de carregadores de veículos elétricos.

Nos próximos dez anos, a ABB irá fornecer ao grupo de energia EWII 1.350 carregadores de veículos elétricos. Os primeiros 180 carregadores AC e 15 carregadores rápidos DC serão instalados em 2022.

“Temos o prazer de apoiar o CPH na sua transição sustentável com o nosso amplo portefólio de soluções de carregamento profissional e de qualidade”, disse Frank Muehlon, CEO da ABB E-mobility. “Estamos convencidos de que a iniciativa não servirá apenas de inspiração para outros aeroportos na Dinamarca, mas também noutros países e que demonstrará as possibilidades e benefícios da mobilidade elétrica limpa, silenciosa e flexível”.

A infraestrutura consistirá em soluções de todo o portefólio da ABB, desde o Terra AC Wallbox de 22kW até ao recém-lançado Terra 360, o carregador de veículo elétrico que pode oferecer 100 km de autonomia em menos de três minutos e é o único projetado explicitamente para abastecer até quatro veículos ao mesmo tempo.

”Com a ABB como nosso parceiro de mobilidade elétrica, temos acesso garantido a uma ampla gama de soluções que podem carregar tudo, de carros a autocarros e camiões. Além disso, era crucial para nós e para o aeroporto que as estações de carregamento fossem confiáveis ​​e da mais alta qualidade. Como um parceiro global experiente, que ajuda a impulsionar a inovação na infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, a ABB atua em todos os parâmetros”, diz Jesper Nicolaisen, responsável da EWII.

Em 2019, antes da pandemia passavam pelo Aeroporto de Copenhaga 83.000 passageiros diariamente e muitos utilizavam um dos mais de 14.000 lugares disponíveis para estacionamento. Alguns já estão equipados com carregadores de VE, mas a tendência mostra que a necessidade vai crescer nos próximos anos.