Até onde se consegue chegar com a autonomia dos mais recentes elétricos?

18/10/2023

A 113 km/h, com a bateria “atestada” e em situações reais, que autonomia alguns dos mais recentes modelos elétricos garantem?

 

A distância que um veículo elétrico percorre com uma única carga – a chamada autonomia – depende de vários fatores, desde a velocidade, a temperatura ambiente, a topografia, a carga transportada, a intensidade do tráfego, a meteorologia, entre outras variáveis.

E quando alguém apresenta os valores de autonomia de um modelo elétrico, é comum ser confrontado com observações do género: “Sim, mas em condições reais quantos quilómetros são?” ou “Em autoestrada, quantos quilómetros se consegue percorrer?”

O InsideEVs decidiu, por isso, levar um conjunto de automóveis para a estrada, colocando-os a rolar a uma velocidade constante de 70 milhas por hora, o que é cerca de 113 km/h.

Por ser uma velocidade alinhada com o que é possível de fazer numa autoestrada portuguesa e ainda que o ensaio feito se refira a modelos vendidos no mercado dos EUA, que nem sempre existem por cá, entendemos interessante partilhar estes dados que têm por base uma condução mais real e menos “laboratorial”.

Nalguns modelos, a autonomia conseguida superou até o anunciado e noutros casos o que se conseguiu percorrer ficou aquém do propalado.

Marca/modelo/versão Distância real percorrida (em milhas) Distância real percorrida (em km) Diferença entre o anunciado e o verificado
2022 Lucid Air Dream Edition Range 500 805 -4.0%
2022 Mercedes EQS 450+ 395 636 +13.0%
2022 BMW iX xDrive50 w/20″jantes 345 555 +6.5%
2023 Cadillac Lyriq RWD w/20″jantes 330 531 +5.8%
2021 Tesla Model 3 AWD 310 499 -12.2%
2023 Porsche Taycan RWD 93 kWh 305 491 +35.8%
2021 Tesla Model S Plaid w/21″ Arachnid 300 483 -12.0%
2021 Porsche Taycan RWD 93 kWh 293 472 +30.0%
2019 Tesla Model 3 AWD 290 467 -10.0%
2021 Ford Mustang Mach-E California Route 1 Edition 287 462 -6.0%
2023 Ford Mustang Mach-E Premium AWD Extended Range 285 459 -1.7%
2020 Porsche Taycan 4S 93 kWh 278 447 +36.9%
2020 Tesla Model Y AWD 276 444 -12.7%
2022 Ford Lightning Lariat Extended Range 270 435 -15.6%
2022 Rivian R1T Large Pack, 20″ pneus 4×4 254 409 -19.1%
2021 Porsche Taycan 4 Cross Turismo 93 kWh 252 406 +17.2%
2021 Porsche Taycan Turbo Cross Turismo 93 kWh 246 396 +20.6%
2022 Kia EV6 GT-Line AWD 20″jantes 245 394 -10.6
2022 BMW i4 M50 w/20″jantes 239 385 +5.3%
2020 Hyundai Kauai EV 238 383 -7.8%
2021 Volkswagen ID.4 First Edition 234 377 -6.4%
2022 Hyundai Ioniq 5 AWD SEL w/19″jantes 227 365 -11.3%
2021 Ford Mustang Mach-E AWD Std Range 226 364 +7.1%
2020 Chevrolet Bolt EV 226 364 -12.7%
2021 Polestar 2 226 364 -3.1%
2022 Ford Lightning Pro Standard Range 214 344 -7.0%
2022 Hyundai Ioniq 5 AWD Limited w/20″jantes 195 314 -24.0%
2022 Jaguar I-Pace EV400 w/22″jantes 195 314 -16.7%
2020 Nissan Leaf SL + 190 306 -11.6%
2019 Audi e-tron 188 303 -7.9%
2020 Hyundai Ioniq EV 171 275 +0.6%
2019 BMW i3s BEV 141 227 -7.8%
2020 BMW i3s Rex 126 203 0.0%
2020 MINI Cooper SE 108 174 -1.8%
2015 Chevy Spark EV 63 101 -23.2%
2018 Smart Electric Drive 51 82 -10.5%
Fonte: InsideEVs