A distância que um veículo elétrico percorre com uma única carga – a chamada autonomia – depende de vários fatores, desde a velocidade, a temperatura ambiente, a topografia, a carga transportada, a intensidade do tráfego, a meteorologia, entre outras variáveis.
E quando alguém apresenta os valores de autonomia de um modelo elétrico, é comum ser confrontado com observações do género: “Sim, mas em condições reais quantos quilómetros são?” ou “Em autoestrada, quantos quilómetros se consegue percorrer?”
O InsideEVs decidiu, por isso, levar um conjunto de automóveis para a estrada, colocando-os a rolar a uma velocidade constante de 70 milhas por hora, o que é cerca de 113 km/h.
Por ser uma velocidade alinhada com o que é possível de fazer numa autoestrada portuguesa e ainda que o ensaio feito se refira a modelos vendidos no mercado dos EUA, que nem sempre existem por cá, entendemos interessante partilhar estes dados que têm por base uma condução mais real e menos “laboratorial”.Nalguns modelos, a autonomia conseguida superou até o anunciado e noutros casos o que se conseguiu percorrer ficou aquém do propalado.
Marca/modelo/versão
Distância real percorrida (em milhas)
Distância real percorrida (em km)
Diferença entre o anunciado e o verificado
2022 Lucid Air Dream Edition Range
500
805
-4.0%
2022 Mercedes EQS 450+
395
636
+13.0%
2022 BMW iX xDrive50 w/20″jantes
345
555
+6.5%
2023 Cadillac Lyriq RWD w/20″jantes
330
531
+5.8%
2021 Tesla Model 3 AWD
310
499
-12.2%
2023 Porsche Taycan RWD 93 kWh
305
491
+35.8%
2021 Tesla Model S Plaid w/21″ Arachnid
300
483
-12.0%
2021 Porsche Taycan RWD 93 kWh
293
472
+30.0%
2019 Tesla Model 3 AWD
290
467
-10.0%
2021 Ford Mustang Mach-E California Route 1 Edition
287
462
-6.0%
2023 Ford Mustang Mach-E Premium AWD Extended Range
285
459
-1.7%
2020 Porsche Taycan 4S 93 kWh
278
447
+36.9%
2020 Tesla Model Y AWD
276
444
-12.7%
2022 Ford Lightning Lariat Extended Range
270
435
-15.6%
2022 Rivian R1T Large Pack, 20″ pneus 4×4
254
409
-19.1%
2021 Porsche Taycan 4 Cross Turismo 93 kWh
252
406
+17.2%
2021 Porsche Taycan Turbo Cross Turismo 93 kWh
246
396
+20.6%
2022 Kia EV6 GT-Line AWD 20″jantes
245
394
-10.6
2022 BMW i4 M50 w/20″jantes
239
385
+5.3%
2020 Hyundai Kauai EV
238
383
-7.8%
2021 Volkswagen ID.4 First Edition
234
377
-6.4%
2022 Hyundai Ioniq 5 AWD SEL w/19″jantes
227
365
-11.3%
2021 Ford Mustang Mach-E AWD Std Range
226
364
+7.1%
2020 Chevrolet Bolt EV
226
364
-12.7%
2021 Polestar 2
226
364
-3.1%
2022 Ford Lightning Pro Standard Range
214
344
-7.0%
2022 Hyundai Ioniq 5 AWD Limited w/20″jantes
195
314
-24.0%
2022 Jaguar I-Pace EV400 w/22″jantes
195
314
-16.7%
2020 Nissan Leaf SL +
190
306
-11.6%
2019 Audi e-tron
188
303
-7.9%
2020 Hyundai Ioniq EV
171
275
+0.6%
2019 BMW i3s BEV
141
227
-7.8%
2020 BMW i3s Rex
126
203
0.0%
2020 MINI Cooper SE
108
174
-1.8%
2015 Chevy Spark EV
63
101
-23.2%
2018 Smart Electric Drive
51
82
-10.5%
