O pequeno SUV será baseado na próxima geração do Audi A1 e posicionar-se-á abaixo do Audi Q2. Assentará na plataforma MQB do Grupo Volkswagen, a mesma do VW Polo e Seat Ibiza.

Segundo declarações de Bram Schot, responsável pelo departamento de marketing da Audi, a apetência do mercado por crossovers obrigou a marca alemã a incluir o novo Q1 na sua estratégia para o segmento.

O construtor não revelou informação detalhada sobre o modelo, no entanto, espera-se que compartilhe tecnologia e motorizações com a nova geração A1. A oferta de motores a gasolina deverá incluir os blocos de três cilindros de 1.0 litros e quatro cilindros de 1.5 litros, enquanto a versão diesel deverá disponibilizar o bloco de 1.6 litros. Os motores estarão associados a uma caixa manual ou automática DSG e a versão topo de gama provavelmente incluirá tracção integral através do sistema ‘quattro’.

Prevê-se que o interior do futuro Q1 integre a mais recente tecnologia do Grupo Volkswagen em termos de conectividade, assistência à condução e infoentretenimento.

O novo Q1 será o modelo de entrada da linha ‘Q’, mas a Audi também planeia lançar o Q8, um modelo que representará o pináculo da gama crossover da marca de Ingolstadt.