Publicidade Continue a leitura a seguir

Conheça os veículos elétricos à venda no mercado nacional

BMW i3 – 39.110€ a 44.890€ Potência: 125 kW/170 cv Autonomia: 190 km a 300 km Carregamento: 80% da bateria em menos de 8 horas numa tomada doméstica e em menos de 3 horas com BMW i Wallbox; 80% da bateria em menos de 30 minutos numa estação de carregamento com corrente contínua.
Citroën C-Zero Séduction – 31.347€ Potência: 49 kW/67 cv Autonomia: 150 km Carregamento: 6 a 11 horas em tomada doméstica; 80% da bateria em 30 minutos numa estação de carregamento com corrente trifásica de 125 amperes.
Kia Soul EV – 32.892€ Potência: 81,4 kW/110 cv Autonomia: 212 km Carregamento: menos de 1 hora num posto de carregamento rápido; 8 a 9 horas numa tomada doméstica.
Mercedes B 250e – 42.894€ 180 cv Potência: 132 kW/180 cv Autonomia: 200 km Carregamento: 50% em cerca de 1h50 numa tomada de 400 V/16A; 100% numa tomada doméstica entre 2h40 a 9 horas.
Nissan Leaf 24 kWh ou 30 kWh – 31.340€ Potência 109 cv Autonomia: 100 e 160 km/125 e 200 km Carregamento: até 80% em 30 minutos num posto de carregamento; 4 horas (24 kWh) ou 5h30 (30 kWh) numa tomada doméstica com carregador opcional de 6,6 kW; 12 horas numa tomada doméstica com potência de 10A.
Peugeot iOn – 30.390€ Potência: 49 kW/67 cv Autonomia: 150 km Carregamento: 80% em 30 minutos com através de uma corrente contínua de alta intensidade; 100% em 6 horas numa tomada doméstica standard – corrente doméstica monofásica de 220V.
Renault Twizy – 7.880€ a 13.400€ Potência: 8 kW/13 cv Autonomia: 90 km Carregamento: através de uma tomada doméstica 220 V – 10 A; pode também ser disponibilizada a instalação de um terminal de carregamento autorizado Z.E. Ready na residência do proprietário do veículo.
Renault Zoe e Zoe Z.E. 40 – 30.210€ e 27.210€ a 37.510€ Potência: 68 kW/92 cv (ambos) Autonomia: 240 km e 400 km Carregamento: 80% em 30 minutos com o carregador Caméléon; 100% na própria residência através de uma tomada Green’up pode demorar entre 9 a 16 horas
Volkswagen e-up – 27.480€ Potência: 60 kW/82 cv Autonomia: 160 km Carregamento: 80% em 30 minutos nos postos de carregamento públicos; 7 a 9 horas em tomadas domésticas de 230 V com 2,3 kW – este período de carga pode ser reduzido para 4 a 6 horas com uma Wallbox, opcional, com 3,6 kW
Volkswagen e-Golf – 40.455€ – 136 cv Potência: 60 kW/136 cv Autonomia: 300 km Carregamento: 80% em 1 hora nos postos de carregamento públicos; 100% em cerca de 13 horas numa tomada doméstica; com a Wallbox, opcional, a potência de carregamento aumento e a duração da operação de carregamento é reduzida em cerca de seis horas

Publicidade Continue a leitura a seguir

A tecnologia automóvel tem avançado rumo a uma maior ecologia, mas são os veículos movidos a combustíveis fósseis que continuam a dominar a oferta no mercado nacional. São já várias as propostas entre modelos híbridos e híbridos plug-in, que, como o próprio nome indica, traduzem-se por uma oferta que concilia motores elétricos e a gasolina.

Agora quando falamos de veículos 100% elétricos, o caso muda de figura e o espectro de oferta torna-se mais reduzido. BMW i3, Nissan Leaf ou Renault Zoe são talvez os casos mais conhecidos em termos de veículos elétricos comercializados em Portugal, mas se pensarmos bem, será que sabemos exatamente quais as marcas e modelos, no fundo, quais os veículos elétricos à venda no mercado nacional? Talvez a maioria de nós não.

Por isso mesmo resolvemos fazer o levantamento de todos os modelos elétricos à venda no nosso país.

Nota: os preços dos veículos são apenas referenciais, dado que podem estar sujeitos a atualizações e campanhas; os valores referentes as tempos de carregamento podem alterar mediante as potências de carga disponíveis, principalmente no caso das tomadas domésticas (para cada caso particular aconselhamos a consultar as informações disponibilizadas pelas marcas)

André Duarte