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F1: Asas poderão subir em 2019

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A visibilidade dos pilotos para trás tem sido alvo de debate na F1. As asas traseiras mais largas e baixas deram um ar mais agressivo e agradável aos carros, mas estão a bloquear a visibilidade dos pilotos nos espelhos.

O incidente de Valtteri Bottas e Stoffel Vandoorne em Spa é um exemplo da falta de visibilidade que os pilotos enfrentam nesta fase. O finlandês afirmou que não viu Vandoorne e por isso virou para a esquerda, levando o piloto da McLaren para fora de pista.

Assim a FIA está a ponderar aumentar a altura das asas. Era vontade dos responsáveis operar mudanças para Singapura mas a ideia foi abandonada. Há agora um conjunto de ajustes aos regulamentos para permitir que o aumento da altura da asa aconteça no próximo ano. A medida terá ainda de ser aprovada na reunião do Grupo de Estratégia, algo que poderá não agradar às equipas com possíveis alterações na aerodinâmica dos carros. O aumento da altura da asa deverá ser de 50 mm e o posicionamento dos espelhos será revisto com uma colocação mais baixa e exterior ao carro. Os regulamentos terão em atenção a configuração dos espelhos para que não resultem num ganho em performance. Mais uma mudança em perspectiva para 2019.