F1: Haas protesta contra a Force India: Cá se fazem, cá se pagam…

22/11/2018

A FIA confirmou hoje a existência de um protesto da Haas face à Force India. Neste contexto, representantes das duas equipas já foram convocados para prestar declarações. A razão do protesto ainda não foi divulgada, mas há muito se sabe que as duas equipas têm tido alguns ‘qui pro quo’, especialmente relativamente à venda da Force India a um consórcio de empresários onde está Lawrence Stroll, e à subsequente autorização desta utilizar o mesmo carro, o VJM11 no remanescente da época. Recorde-se que os regulamentos da F1 referem que todas as inscrições devem ter os direitos intelectuais dos seus carros.
Recorde-se que a Force India caiu em administração judicial, e foi posteriormente aceite pela FIA como nova inscrição, sendo que a Racing Point Force India continuou a utilizar o VJM11.
Basicamente, é evidente que esta é a resposta da HAAS ao que os repsonsáveis da Force India fizeram no início da época. Recorde-o, num artigo de 28 de março deste ano:

McLaren e Force India querem Haas investigada
A Force India e a McLaren querem ver a parceria técnica da Haas F1 com a Ferrari investigada, depois da equipa norte americana ter confirmado em Melbourne o que já tinha mostrado nos testes. Se em Barcelona, como todos sabemos, as prestações podem ser mascaradas de diversas formas, já em Melbourne foi tudo perfeitamente às claras, e a Haas F1 deu mesmo um enorme salto de performance face a 2017.

Assegurou a terceira linha da grelha, na corrida, os seus carros eram quartos e quintos classificados antes dos erros que os ‘tramaram’ e que levaram Kevin Magnussen e Romain Grosjean ao abandono.
Como se sabe, a parceria da Haas F1 com a Ferrari inclui também a utilização por parte da Dallara, parceira da Haas no chassis, de utilizar o túnel de vento, mas os regulamentos desportivos proíbem a troca ou envio de informação relativas a peças que supostamente são fabricadas pela própria equipa. Por outras palavras, a Ferrari não pode dizer à Haas como fazer isto ou aquilo.

Para Otmar Szafnauer, Chefe de engenharia na Force India: “Não sei como eles fizeram, é mágico. Nunca foi feito na F1. Não sei como alguém que está no desporto há um par de anos, sem recursos, consegue produzir um carro daqueles. Será magia? Se for eu quero uma varinha dessas” disse.