“O chassis do Red Bull é atualmente o melhor”

04/10/2017

Na sequência da vitória de Max Verstappen no Grande Prémio da Malásia e do terceiro lugar conseguido por Daniel Ricciardo, Helmut Marko considerou que isso traduziu o facto do Red Bull possuir atualmente o melhor chassis da F1.

Isto apesar dos problemas sentidos pela concorrência em Sepang, nomeadamente Sebastian Vettel ao ter de partir de último, Kimi Räikkönen ao não alinhar, e Lewis Hamilton ao sentir alguns problemas com os pneus.

Para o ‘guru’ da equipa de Milton-Keynes a Red Bull teria ganho na Malásia, independentemente do que sucedeu aos rivais. “A Ferrari teve problemas, mas a nossa velocidade em corrida era comparável, porque no final Sebastian estava com pneus super macios, e quando ele estava a alcançar Ricciardo ele esteve perto de destruir os seus pneus dianteiros, por isso teve de parar de atacar. Mas a grande satisfação foi Max ultrapassar o Mercedes e ir embora. Mostra que o trabalho que fizemos desde o mau começo em Melbourne foi recompensado e o desenvolvimento vai na direção certa. O chassis do Red Bull é atualmente o melhor. Vamos na direção certa e sendo cada vez mais rápidos. O caro é bom. Se tudo continuar a conjugar-se, então Max e Daniel podem conseguir um pódio, e talvez uma ou outra vitória”.

Marko diz que o andamento da equipa na Malásia não foi uma surpresa, avisando que há que ter em conta que nas cinco últimas corridas tudo se pode complicar com penalizações na grelha relacionadas com as unidades de potência: “Fomos rápidos em Monza, é preciso não esquecer. Fomos rápidos em Spa, mas sempre em situações em que tivemos pouca sorte. Suzuka deverá ser um bom circuito para nós, porque haverá mais penalizações. Mas o principal é que o azar de Max chegou ao fim. Para ele foi difícil. Tem apenas 19 anos, mas acho que construiu o seu caráter da forma mais difícil. Mas ele percebe e adapta-se, tendo uma abordagem diferente, que todos podemos ver”.