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F1: Mercedes pode ter encontrado solução para problema antigo

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Para a Mercedes as temperaturas elevadas sempre foram um problema. O “abuso” das borrachas do eixo traseiro, em provas com a temperatura elevada sempre foi uma dor de cabeça. Foram várias as provas em que os flechas de prata tiveram problemas no consumo de pneus, em pistas muito quentes ou em pistas onde a tracção joga um papel importante.

Neste tipo de pistas a vantagem era tendencialmente da Ferrari, que sempre conseguiu uma melhor gestão das borrachas. No entanto a Mercedes pode ter encontrado a solução para um problema já antigo. Na Hungria, com 57ºC em pista, Hamilton conseguiu tirar 25 voltas dos pneus ultramacios, mais do que era esperado.

“Temos mais dados para recolher e entender, mas o sentimento predominante é que vencemos a corrida em Budapeste com temperatura de pista de 60ºC. Era algo que não achávamos possível para nós. É uma boa sensação e podemos ser mais competitivos nas corridas mais quentes no futuro.”

James Allisson afirmou que a capacidade de fazer mais voltas nas borrachas mais macias se deveu ao chassis que é menos duro nos pneus, à afinação do carro e à capacidade de Hamilton.

Outros dos “truques” que a Mercedes tem evidenciado é uma melhoria nos arranques. Outros dos pontos fortes da Scuderia ao longo dos anos (já desde os tempos de Alonso) e que foi trabalhado de foram muito séria pela Mercedes:

“Os Ferrari tem sido muito, muito bons nas largadas”, disse Wolf. “ O mínimo que podemos fazer é manter a posição e o melhor é ganhar metros no arranque. Estamos constantemente a trabalhar nesse ponto. Há muito para melhorar.”

Assim, a Mercedes começa a virar-se para os pequenos truques que a Ferrari já domina, para tentar contrariar o poderio dos carros vermelhos.

Para um bom arranque é preciso uma mistura de um bom carro e um piloto com capacidade para isso. O melhor nesse aspecto continua a ser Lance Stroll que ganha uma média de 2.6 lugares na primeira volta, seguido de Leclerc (1.55) e Hulkenberg (1.27). Os Mercedes nunca se preocuparam muito com isso pois a tendência era largarem sempre da frente, mas uma boa largada pode ser determinante para o desfecho da corrida.

A guerra entre a Mercedes e a Ferrari será intensa, dentro e fora de pista e todos os truques serão importantes para levar o titulo. Nesta matéria de arranques e gestão de pneus, a Ferrari leva vantagem, mas poderemos ver a Mercedes a igualar a Scuderia.

Fábio Mendes/ AutoSport