Publicidade Continue a leitura a seguir

F1: Ricciardo adia o fecho do contrato

Publicidade Continue a leitura a seguir

A questão da renovação de Ricciardo está a “encravar” o mercado de pilotos mas não parece que vá ser solucionada tão cedo. O australiano que esperava ir de férias com essa questão tratada admitiu que apenas durante o mês de agosto até a prova de Spa, terá o contrato fechado com a Red Bull.

“Parecia simples? Eu estava a fazer de conta para que parassem de me fazer perguntas. Será feito até a prova de Spa. Pode ser anunciado durante as férias de verão ou em Spa. Tratam-se apenas de ajustes aqui e ali. Vocês vão ouvir algo em breve, tenho certeza.”

A questão da renovação de Ricciardo tem-se arrastado, mas parece ser um dado adquirido que o australiano estará na Red Bull para o ano. A porta da Mercedes cedo se fechou e a da Scuderia nunca pareceu completamente aberta, pelo que restava a Red Bull, que continuará a ser a casa do #3. Os rumores diziam que a McLaren mostrou interesse, mas não terá tido argumentos para convencer Ricciardo.

Assim que a situação de Ricciardo ficar definida talvez outras situações possam ficar desbloqueadas, especialmente a de Sainz. O espanhol era a opção óbvia, caso o negócio falhasse, mas agora terá de procurar equipa, pois a Renault está virada para Ocon e a relação Red Bull / Renault vai de mal a pior. Vandoorne poderá ser assim descartado, mas parece ter vaga na Sauber… caso Leclerc vá para a Scuderia. A McLaren ainda aguarda a decisão de Alonso que poderá deixar ainda a equipa, fazendo que Vandoorne possa ter uma hipótese de ficar.

Outros rumores dizem que afinal Pérez vai ficar na Force India… que deverá ter outro nome em breve e poderá ter a companhia de Stroll, até porque o pai do canadiano poderá estar envolvido na compra da equipa. Isso pode querer dizer que a Haas não terá motivos para dispensar Grosjean, Na Toro Rosso Gasly terá forçosamente de ficar mais um ano mas é pouco provável Hartley se mantenha e se o ambiente entre a McLaren e a Red Bull melhorar (depois da confusão com James Key), poderemos ter Lando Norris na Toro Rosso. A Williams, com a mais que provável saída de Stroll e com uma reestruturação pela frente, com a possível saída de Claire Williams, não deverá atrair outros nomes pelo que Sirotkin poderá ficar e Kubica poderá ter uma vaga. Será 2019 o ano do regresso do polaco?

Para já são tudo rumores e há pouca coisa confirmada… mas 2018, além de fornecer grande animação em pista está a preparar-se para dar algumas surpresas fora dela.

Fábio Mendes/Autosport