F1/Testes de Barcelona: McLaren termina o dia no topo da tabela… sozinha

Um dia caricato que termina com uma novidade que não se esperava dar tão cedo. A McLaren terminou o dia no topo da tabela, tendo sido a única equipa a fazer um tempo. Foi preciso esperar até ao fim da sessão para vermos um carro cruzar a linha de meta.

O dia começou com neve na pista catalã, o que adiou o início dos trabalhos. Foram três horas de espera até que a luz verde apareceu, o que não surtiu o efeito desejado. Os carros ficaram nas boxes, como se esperava, pois as condições eram pouco recomendáveis para os monolugares da F1.

Foi preciso aguardar até ao meio dia para ver o primeiro carro em pista. A McLaren mandou Alonso para fora das boxes e o espanhol fez uma volta de instalação. e uma hora depois tinham sido três os carros em pista: McLaren, Red Bull e Sauber foram as únicas a fazerem voltas de instalação. Ricciardo ainda deu uma segunda volta mas teve uma saída de pista e entrou logo de seguida para as boxes. O RB14 nunca mais seria visto.

Algum tempo depois foi a Toro Rosso e a Williams a aparecerem, com Hartley e Kubica foram experimentar o fresco da Catalunha mas depressa regressaram às boxes.

O resto das equipas não tentou sequer sair das boxes e a Mercedes andou entretida a apresentar os cantos à casa ao Sr. Snowman, a estrela do dia.

Foi preciso esperar até ao último quarto de hora da sessão de hoje, que também decorreu ininterruptamente, tal como ontem, para ver um tempo na tabela. Alonso fez mais duas voltas de instalação e pouco depois cruzou a linha de meta para marcar o tempo de 2m21.268s. Antes do fim da sessão voltou a tentar outra volta, baixando a sua marca para os 2m18.545s. Foi o único que passou pela reta da meta hoje. Com este resultado a McLaren acaba o dia líder da tabela de voltas dadas (11) e o melhor tempo. Escusado será dizer que mais ninguém tentou repetir a façanha do espanhol.

Foi claramente um dia desperdiçado pelas equipas de forma desnecessária. O melhor teria sido adiar este dia para sexta ou para domingo ( a meteorologia vai ser mais branda nesses dias), mas como a ideia não teve a unanimidade necessária (como de costume), tivemos de ficar a ver bonecos de neve o dia todo. O tema da localização dos testes de Inverno voltou à mesa, com o Bahrain a ser a opção mais falada. Boullier disse que as equipas podia articular a logística pois fica em caminho da Austrália, mas tal seria um golpe muito duro financeiramente para as equipas mais pequenas.

A meteorologia amanhã promete ser melhor, com temperaturas ligeiramente superiores e a chuva a estar prevista apenas no final da sessão.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.