GP dos EUA: mais uma pole para Lewis Hamilton

21/10/2018

Tal como sucedeu no derradeiro treino livre do GP dos EUA de F1, a Q3 da qualificação foi bastante equilibrada com os três primeiros a terminarem separados por 0.070s, mas desta feita não foi a Ferrari a ficar na frente do Mercedes de Lewis Hamilton, mas sim o contrário, com o inglês a bater Sebastian Vettel por 0.061s e Kimi Raikkonen por 0.070s, assegurando desta forma a sua nona pole-position da temporada.

Como se sabe, com a penalização de três lugares na grelha, Vettel arranca de quinto, atrás de Valtteri Bottas que foi terceiro e Daniel Ricciardo. Max Verstappen partiu a suspensão do seu Red Bull na Q1, pelo que arranca apenas da 13ª posição.

Esteban Ocon fez a ‘pole’ do segundo pelotão, colocando o seu Force India na frente do Renault de Nico Hulkenberg. Romain Grosjean foi oitavo com o Haas e a fechar o top 10 ficaram Charles Leclerc e Sergio Perez. Menos de meio segundo separa seis pilotos do segundo pelotão, sendo que aqui se espera uma luta muito interessante, já que tanto a Force India, como a Renault, Sauber ou Haas podem levar de vencida esta luta. Assim fosse na frente.

O duo da Toro Rosso, Pierre Gasly e Brendon Hartley, vão partir do fim da grelha devido a trocas várias na unidade motriz da Honda.

Fernando Alonso foi 16º na Q1, sendo portanto, logo eliminado, ficando no entanto na frente dos homens da Williams, com Sergey Sirotkin na frente de Lance Stroll. Stoffel Vandoorne, no segundo McLaren, rodou dois décimos mais lento que Marcus Ericsson no segundo Sauber.