GP Macau F3: Ticktum não deu hipótese

17/11/2018

Dan Ticktum levou as cores da Red Bull ao topo. Depois da desilusão na F3 europeia, Ticktum tem sido dos mais rápidos este fim de semana e venceu a corrida de qualificação.

Ticktum largou melhor, mas Callum Ilott passou o britânico e ficou com o primeiro lugar, com Sacha Fenestraz e Joel Eriksson por perto.

Como não podia deixar de ser, tivemos um incidente na primeira volta, mas foi resolvido de forma rápida por se tratar de apenas um carro. Na segunda volta, Ticktum passou Illot em Lisboa e assumiu a liderança da prova. Schumacher ganhou duas posições e Juri Vips subia para 13º. Ticktum ganhou alguma vantagem no começo da terceira volta, enquanto o arranque de Callum Ilott estava sob investigação (não foram atribuídas penalizações).

A meio da corrida as bandeiras amarelas foram mostradas, por causa da presença de um cão na pista, que quase foi colhido por Ticktum. Os carros mantiveram em pista em condição de Full Course Yellow para pouco depois o Safety Car entrar para a pista.

Ticktum era primeiro, seguido de Ilott, Fenestraz, Eriksson, Guan Yu Zhou, Jake Hughes, Mick Schumacher, Marcus Armstrong, Marino Sato e Ralf Aron. Vips era 12º.

No recomeço, Ticktum ganhou logo vantagem, enquanto Ilott ficou à mercê de Eriksson, que passou brilhantemente Fenestraz na curva Mandarin.

Eriksson passou Ilott na volta seguinte de forma corajosa, na curva Lisboa, depois de ter sido bastante apertado pelo britânico e depressa alargou a vantagem, enquanto Vips recuperava mais uma posição subia ao top 10.

Viam-se algumas derrapagens com a pista ainda “verde”, depois da chuva que lavou o asfalto e diminuiu os níveis de aderência.

Vips passou Armstrong a três voltas do fim, enquanto na frente tudo se mantinha na mesma. Na volta seguinte, Fenestraz começava a pressionar Ilott, claramente abaixo do ritmo dos homens da frente.

Ticktum liderava confortavelmente à entrada da última volta e pouco depois Yu Zhou cometeu um erro e perdeu a sua vaga no top 5 com um toque algo violento nos muros da pista.

Ticktum venceu a corrida de qualificação, seguido de Eriksson e Ilott que conseguiu manter a terceira posição.

Ticktum foi um justo vencedor, e mesmo depois de ter perdido temporariamente a liderança no início da corrida, não perdeu a compostura e dominou a prova. Eriksson foi um dos destaques, subindo de quarto para segundo. Jake Hughes manteve o bom ritmo e ficou no quinto lugar, à frente de Mick Schumacher (em sexto) e Juri Vips, talvez uma das melhores exibições do dia, depois de largar de 14º. Armstrong, Aron e Robert Shvartzman (boa recuperação) completaram o top 10.

Com a grelha para a corrida principal definida, fica a sensação que Ticktum está com tudo para vencer o GP de Macau pela segunda vez, embora Eriksson tenha vontade e andamento para finalmente provar o champanhe do primeiro lugar do pódio do Circuito da Guia. Ilott também não está muito longe e poderá ter uma palavra a dizer. Será interessante ver como Vips e Schumacher irão estar na corrida de amanhã, agendada para as 7:30.

Resultado da corrida de qualificação: