Mercedes-Benz: marca premium Nº1 a nível mundial

Weltpremiere auf der IAA 2017 in Frankfurt - Mercedes-Benz präsentiert sein erstes voll-elektrisches EQ Konzeptfahrzeug im Kompaktsegment. World première at the 2017 International Motor Show (IAA) in Frankfurt - Mercedes-Benz presents the first, fully electric EQ concept vehicle in the compact car segment.

A Mercedes-Benz alcançou o melhor resultado de sempre em 2017, um aumento de 9,9% para 2.289.344 unidades comercializadas. Este crescimento foi particularmente forte na gama E e nos SUV’s da Marca abrindo caminho para o excelente resultado nos três principais mercados – Europeu, Ásia-Pacífico e NAFTA – onde a Mercedes-Benz foi a marca premium mais comercializada pelo segundo ano consecutivo.

Dezembro foi um mês particularmente forte ao terem sido entregues 193.534 unidades, perfazendo assim o 4º melhor trimestre da história da Marca (572.044 unidades, +4,8%). A Mercedes-Benz foi a marca premium mais procurada na Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Dinamarca, EUA, Finlândia, França, Grécia, India, Japão, México, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suíça, Taiwan e Turquia.

Região Europa

A procura por modelos Mercedes-Benz no velho continente cresceu consideravelmente em 2017, com 955.301 unidades entregues a novos clientes (+6,4%). Entre os modelos com maior procura, destaque para a gama Classe E e para os SUV’s da Marca. A Mercedes-Benz estabeleceu recordes de vendas na Polónia (+42,4%), Suécia (+15,4%), Austria (+15,2%), Bélgica (15,1%), Espanha (+11,9%), França (+9,7%), Suíça (+7,7%), Reino Unido (+6,4%) e Portugal (+6,3%).

Região Ásia-Pacífico

Com 875.250 viaturas Mercedes-Benz entregues a clientes em 2017, a região Ásia-Pacífico obteve o seu melhor resultado de sempre (+19.2%). A China voltou a ser o maior mercado a nível mundial com 587.868 automóveis comercializados e onde alguns mercados obtiveram crescimentos assinaláveis – Tailândia (+22,7%), Coreia do Sul (+20%), India (+15,9%), Taiwan (+8,1%), Austrália (+2,8%), Malásia (+2,3%) e o Japão (+0,4%).

Região NAFTA

Na região NAFTA, a Mercedes-Benz entregou 400.320 unidades a clientes entre janeiro e dezembro, ultrapassando o recorde anterior estabelecido em 2016, em 1,3%. Neste contexto, a Mercedes-Benz tornou-se a marca premium mais comercializada nesta região em 2017 com um crescimento forte no Canadá (+12,2%) e no México (+21,9%).

Mais de 620.000 veículos compactos comercializados

Em 2017, mais de um quarto dos modelos comercializados pela Mercedes-Benz foram compactos. No ano anterior à apresentação do novo Classe A, mais 620.000 unidades Classe A, B, CLA, CLA Shooting Brake e GLA foram entregues a clientes, com especial enfoque na Alemanha e na China. Desde 1997, 5.555.555 modelos compactos foram comercializados, o que torna este segmento extremamente popular para a Mercedes-Benz. Em 2018, a Mercedes-Benz irá iniciar a produção da nova geração de modelos compactos em 5 fábricas e 3 continentes.

Classe C continua a ser o bestseller da Mercedes-Benz

O Classe C Limousine e Station foram os modelos mais procurados pelos clientes da Marca, mesmo quando estes entram agora no 4º ano de comercialização. Mais de 415.000 unidades foram comercializadas em 2017, sendo um quarto deles na versão longa e para o mercado Chinês.

Novo Classe E com recorde de vendas

Mais de 350.000 unidades do novo Classe E Limousine e Station foram entregues a clientes entre janeiro e dezembro, registando-se um aumento de 40%. Este foi, sem dúvida, o melhor ano de sempre para a gama Classe E com o mercado Chinês a liderar as vendas em especial na versão longa da limousine.

Bem-sucedida introdução da nova geração do Classe S

O Classe S recebeu em 2017 uma importante atualização não só ao nível tecnológico mas também ao nível de motores com a chegada do novo 6 cilindros em linha. Cerca de 70.000 unidades desta nova geração do Classe S já foram comercializadas.

SUV’s com 14% de crescimento

Com mais de 805.000 unidades vendidas e um crescimento de 14%, os SUV’s da Mercedes-Benz contribuíram fortemente para o sucesso de vendas em 2017. Este crescimento foi especialmente forte na China, Alemanha, França, EUA e Grã-Bretanha, com maior destaque para as vendas do GLC e GLA.

Dream cars

A Mercedes-Benz tem atualmente doze modelos que apelida internamente como “Dream Cars” e que foram extremamente populares em 2017, ao ultrapassarem os resultados do ano anterior por 22,4%. Cerca de 170.000 novos coupés, roadsters e cabriolets chegaram às estradas em 2017, com destaque para os novos coupés e cabriolets da gama Classe C e E. Em 2018, estima-se um aumento destes valores com a chegada da nova geração do S Coupé e Cabriolet, bem como do novo CLS.

AMG com melhor resultado de sempre

No ano em que completou 50 anos de existência, a Marca de performance da Mercedes-Benz alcançou o melhor resultado de sempre, ao ter comercializado 131.970 modelos AMG (+33%). Entre os modelos mais populares encontram-se os modelos Classe C, E e S, bem como o incomparável Classe G. Para este resultado contribuíram também os populares modelos 43 e 45 que mantêm um crescimento de vendas desde o seu lançamento em 2013.

smart regista forte ano em 2017

Após o recorde de 2016, 2017 apresenta-se como o 2º melhor resultado na história da smart. A nível mundial foram comercializados 135.000 smart’s, com especial destaque para o mercado asiático onde a China entregou 23.097 unidades, um aumento de 9,8%. No ano em que a smart iniciou a comercialização dos seus novos modelos elétricos, a procura ultrapassou as expetativas e foram muitos os clientes a optarem por um modelo ed smart. A partir de 2020, a smart passará a comercializar apenas modelos elétricos, sendo neste momento a única marca com todo o seu portfólio com motores a combustão e elétricos.