X-Raid apresenta o Mini para as dunas do Dakar

A X-Raid vai ao próximo Dakar com três dos novos X-Raid Mini John Cooper Works Buggy, e mais quatro dos habituais MINI JCW 4X4. Se até aqui tratou de “quem não tem cão, caça com gato”, agora vai ao Dakar… com os dois, leia-se, um Buggy 4X2 e o habitual e competitivo MINI de quatro rodas motrizes.

Desta forma, seja qual for o tipo de percurso da 40ª Edição do Dakar, a X-Raid terá sempre carros adequados ao percurso. Segundo Sven Quandt disse há pouco na apresentação, o objetivo é o pódio.

Devido aos regulamentos que passaram a favorecer os buggies de duas rodas motrizes a Mini decidiu complementar a sua oferta com um Buggy. Carroçaria em fibra de carbono, ‘gaiola’ em aço, o carro é bem agressivo e o curso das suspensões… nunca mais acabam.

Tanto o Mini Cooper Buggy com o MINI 4×4 serão equipados com o mesmo motor turbo-diesel 3.0-litros de seis cilindros em linha e 340 cv, e 800 Nm de binário. Os três Buggy Mini X-Raid serão pilotados por Yazeed Al-Rajhi, Mikko Hirvonen e Bryce Menzies e os quatro MINI de tração total, serão guiados por Boris Garafulic, Jakub Przygoński, ‘Nani’ Roma e Orlando Terranova.

Esta é a grande novidade da 40ª Edição do Dakar e a 10ª que se vai realizar na América do Sul depois da anulação do Lisboa-Dakar de 2008. Parte de Lima, no Perú a 6 de janeiro, segue pela Bolívia e termina a 20 de janeiro em Córdoba, na Argentina.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.