Peugeot 308 SW 1.5 BlueHDI: Quando de menos se faz mais!

Antecipando a entrada em cena da normativa europeia antipoluição para 2020 (Euro 6.2), a Peugeot coloca-se em jogo com o novo motor 1.5 BlueHDI. O 308 SW aparece agora assim menos poluente e “guloso”, oferecendo ainda um débito superior de potência (com 130 cv) face ao seu antecessor 1.6 BlueHDI. Resta saber como convivem o conceito familiar e semi-desportivo da versão GT Line. Fomos descobrir…

 

Exterior

O visual da Peugeot 308 SW é agradável à vista, mas a versão GT Line concede-lhe um espírito desportivo que a torna mais “agressiva”, sem chegar a ferir suscetibilidades. Está “no ponto”, dir-se-ia, mas entre todas as carrinhas que recorrem à versão GT Line ou similar, que provoque o caráter desportivo, a 308 SW é das que leva o conceito mais longe, sem exageros.

Os frisos dos contornos das portas cromados, os vidros escurecidos atrás, as barras no tejadilho em alumínio, as óticas LED são um excelente cartão-de-visita, mas são as inscrições laterais dianteiras e na traseira “GT Line”, as desportivas jantes de 18 polegadas e as ponteiras traseiras retangulares cromadas que mostram a personalidade mais vincada desta 308 SW, que também brilha pela sua grelha dianteira “provocante”. As dimensões com um comprimento 4,585 m e 1,804 m de largura não são a referência na classe, mas estão longe de não cumprir o que se espera de uma carrinha familiar do segmento em questão.

Interior

Versão GT Line também significa interiores a apelar ao desportivo, com bancos dianteiros e traseiros em pele, com pospontos vermelhos. Nesta versão, os luxos, a pagar à parte, começam nos assentos com memória e aquecidos e vão até às massagens (só nos bancos dianteiros), o que empresta à vida a bordo muita agradabilidade e dá um toque de classe, no campo do conforto, acrescentado pelo teto panorâmico filtrado por uma cortina de comando elétrico.

Mas, o que se ganha, por um lado, perde-se pelo outro, e o volante de dimensões reduzidas (mas com fundo plano, desportivo) e sobretudo com a coluna de direção “atrofiada” que não o deixa subir até à altura ideal para o condutor de estatura média (tapando a visibilidade da maior parte dos instrumentos do painel de bordo, devido ao aro superior do volante) é uma mancha difícil de disfarçar e que nada joga a favor do conforto para quem guia, até porque não ajuda a encontrar a posição ideal de condução. Sendo preciso esperar pela próxima geração do 308 para a correção deste erro técnico, vale mais concentrar nos aspetos positivos do interior, que têm no espaço revelado um bom trunfo. Fazendo jus à sua vertente familiar, este 308 SW oferece boas cotas de habitabilidade, tanto à frente, como atrás, ao nível dos ombros, pernas e joelhos, podendo ainda dar-se ao luxo de apresentar uma das melhores bagageiras da classe, com 610 litros (valor que sobe para 1660 litros com o rebatimento dos bancos traseiros, através de práticas patilhas lateral) e verdadeiramente funcional, uma vez que vem munida com calhas laterais. Sem acionamento elétrico, o portão traseiro revela-se, contudo, algo pesado, ainda que não seja, naturalmente, preciso umas sessões de ginásio para fechá-lo.

Com um design interior muito minimalista, o destaque na ação vai para o écran tátil de 9,7’’ (que inclui sistema de navegação) e onde estão concentradas muitas das funções multimédia que a carrinha tem para oferecer. Só é pena que botão start e o travão de mão elétrico, por vezes, não obedeçam de forma célere e muitos vezes à primeira tentativa, parecendo ter personalidade própria.

Equipamento

Num segmento, onde todos os argumentos de venda contam, o equipamento também se revela de suma importância para conquistar seguidores ou, neste caso, compradores. De série, o 308 SW traz argumentação convincente. Na segurança, os airbags laterais dianteiros e os de cortina são a sua máxima expressividade, mas há também que contar com o sistema de monitorização de pressão de pneus, faróis LED, sensores de chuva e luz, sensores de parque dianteiros e traseiros, câmara de visão traseira 180⁰, sistema de navegação. Para desfrutar também poderá contar com o ar condicionado automático bi-zona e os rails na bagageira em alumínio. Nos lugares traseiros, há porta-copos embutidos no apoio de braços central e uma invulgar tomada de 220V, por cima de um dos pequenos espaços de arrumação disponíveis.

Equipamento Extra

Ao nível de extras, a versão GT Line apresenta diversas configurações possíveis. Individualmente, poderá usufruir do teto panorâmico em vidro com cortina de comando eléctrico (450 €), mas também das jantes em liga leve 18″ Diamant (385 €), Peugeot Connect Nav 3D + Leitor de CD (100 €), acesso e ligação mãos livres (400 €), bancos dianteiros aquecidos e com massagens (400 €) e rede divisória da bagageira (180 €). Mas, para além de poder fazer escolhas individualmente, a melhor solução talvez seja optar pelos packs à disposição que agregam equipamento de segurança e conforto.

Entre estes, destaque para Pack Side Security (assistência ativa ao estacionamento + sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro + sistema de vigilância de ângulo morto) (350 €), o Driver Sport Pack (sonoridade do motor amplificada e mais desportiva + pedal do acelerador e direção assistida mais desportiva + apresentação de informações complementares do painel de instrumentos, como potência, binário, pressão de sobrealimentação, acelerações lateral e longitudinal + alternância de cor dos painéis de instrumentos entre branco e vermelho + qualidade do áudio melhorada por amplificação digital) (350 €), o Pack fumadores (30 €), o Pack Safety (Alerta ativo de transposição involuntária de linha + sistema de alerta de fadiga do condutor + assistente automático de máximos + reconhecimento dos painéis de velocidade e preconização) (400 €), o Pack Safety Plus (Travagem de emergência automática + Alerta de risco de colisão) (650 €) e a junção do Pack Safety Plus com o Pack Drive Assist (que incluí Cruise Control Adaptativo com função Stop) (800 €).

Consumos

Ligeiramente mais comedido nos consumos que o seu antecessor de 1,6 litros de cilindrada, o motor 1.5 BlueHDI, que cumpre já as emissões obrigatórias para 2020, apresenta moderação na “gulodice” de combustível. Os 3,8 l/100 km anunciados são utópicos, mas 5,8 l/100 km são possíveis de alcançar desde que não se exagere na força do pedal direito.

Ao volante

O mundo automóvel está em mutação, mas a principal vocação de uma carrinha ainda se mantém. Por mais “pozinhos” desportivos que caiam sobre ela, ainda é o estatuto de “familiar” quem mais ordena e nesse capítulo, a 308 SW 1.5 BlueHDI passa todos os testes, proporcionando viagens em família agradáveis, sem grandes sobressaltos.
Mas e quando os compromissos familiares exigem alguma rapidez sem perder compostura (leia-se, conforto)? Ora, aqui a carrinha da Peugeot também não perde pontos já que o motor 1.5 BlueHDI de 130 cv, com um binário de 300 Nm que despacha logo a partir das 1750 rpm também cumpre com o esperado, com muita suavidade no funcionamento e entrega, bem auxiliado que está por uma caixa de seis velocidades precisa, de fácil manuseamento e escalonamento correto. Mas, para as suas animadas performances muito contribui também o som bem trabalhado das saídas de escape (algo chega mesmo a entusiasmar e é pouco vulgar num veículo com pretensões, antes de tudo, familiares), talvez até mais do que as marcas de aceleração e recuperações, que mantêm praticamente inalterados face à carrinha equipada com a motorização descontinuada 1.6 BlueHDI, que agora, esta menos poluente e com melhores consumos rende.

O “feeling” de condução é sempre positivo, independentemente do ritmo imposto e a forma como a suspensão se relaciona com o asfalto é uma peça vital no puzzle do conforto. Só os pneus 225/40 R18 é que prejudicam a tranquilidade em pisos mais irregulares, mas compensam quando o ritmo fica mais endiabrado, ajudando a uma atitude mais desportiva e a melhorar a estabilidade, otimizada em parte, pela correta afinação do chassis.

Concorrentes

  • Fiat Tipo SW 1.6 Multijet JLL 16 com 120 cv a partir de 24.400 €
  • Ford Focus 1.5 TDCi 120 Trend+ com 120 cv a partir de 26.261 €
  • Honda Civic Tourer 1.6i DTEC Sport com 120 cv a partir de 30.010 €
  • Hyundai i30 SW 1.6 CRDi Style com 136 cv a partir de 29.655 €
  • Kia Ceed SW CRDI ISG GT Line com 136 cv a partir de 30.136 €
  • MINI Clubman One D com 116 cv a partir de 27.393 €
  • Opel Astra Sports Tourer 1.6 CDTI Innovation com 136 cv a partir de 31.010 €
  • Renault Mégane Sport Tourer dCi 130 GT Line com 130 cv a partir de 32.230 €
  • Toyota Auris Touring Sports 1.4 D Confort+ PK Tekno+ Pk Sport com 90 cv a partir de 28.712 €
  • Volkswagen Golf Variant 1.6 TDI 115 cv Trendline com 115 cv a partir de 30.653 €

Balanço final

O Peugeot 308 SW 1.5 BlueHDI GT Line é uma excelente proposta dentro do segmento das carrinhas com vocação familiar e ar desportivo. A imagem moderna, o espaço interior, a moderação nos consumos e emissões e a atitude na estrada inclinam o pêndulo para o lado positivo, mas (há sempre um “mas”) o pouco simpático preço final de 33.700 € (que facilmente derrapa ainda mais com algum equipamento extra) pode ser um handicap.

Mais: Motor energético e poupado/Caixa precisa/Boa qualidade geral

Menos: Visibilidade do painel de instrumentos/Botão “Start” lento/Travão de mão elétrico “intermitente”

Ficha técnica

Motor: 4 cilindros em linha, injeção direta, turbo

Cilindrada (cm3): 1499

Diâmetro x curso (mm): 75.0 x 88.3

Taxa de Compressão: – Potência máxima (cv): 130/3750; Binário máximo (Nm/rpm): 300/1750

Transmissão e direção: Dianteira, com caixa maual 6 velocidades; direção elétrica, assistida

Suspensão (fr/tr): Independente McPherson/Eixo de torção

Travões (fr/tr): Discos ventilados/DiscosPrestações e Consumos

Aceleração: 0-100 km/h (s) em 10,6

Velocidade máxima (km/h): 198

Consumos urbano/extra-urb./misto (l/100 km): 4,2/3,3/3,8

Emissões de CO2 (g/km): 100

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4585/1804/1457

Distância entre eixos (mm): 2730

Largura das vias (fr/tr) (mm): 1559/1553

Peso (kg): 1295

Capacidade da bagageira (l): 610 (1660 com segunda fila de bancos rebatida)

Depósito de combustível (l): 53

Pneus (fr/tr): 225/40 R18 / 225/40 R18

Preço da versão ensaiada (Euros): 37.285€
Preço da versão base (Euros): 33.700€

Texto: Filipe Pinto Mesquita

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