Rali da Suécia: Hyundai encerra primeiro dia com domínio completo

O último troço do primeiro dia do Rali da Suécia ficou marcado pelo domínio da Hyundai. Hayden Paddon voltou a vencer uma classificativa e a marca sul-coreana coloca os seus três carros nos três primeiros lugares. Cumpridas as primeiras oito especiais da ronda nórdica, Thierry Neuville é primeiro com 4,9 segundos de vantagem sobre Andreas Mikkelsen. Paddon é terceiro, a 12,1 segundos do líder.

Torsby 1 foi o derradeiro troço da etapa: 9,5 quilómetros em que Hayden Paddon foi o mais forte. O neozelandês está a mostrar que, ao contrário do ano passado, tem andamento para lutar pelos primeiros lugares, assim sinta confiança para tal. Em menos de dez quilómetros, ganhou 2,9 segundos a Neuville e três segundos a Mikkelsen. Lappi (Toyota) foi quarto, enquanto Mads Ostberg (Citroën) está a reconquistar confiança para voltar aos melhores tempos, tal como mostrou no início do dia.

Cumprido o primeiro dia de competição, e com os Hyundai nos três primeiros lugares, Craig Breen (Citroën) surge na quarta posição. O irlandês venceu os dois troços anteriores mas perdeu tempo neste. Foi apenas oitavo. “Bati num banco de neve e quase saí de estrada. Esta classificativa era traiçoeira. O dia não foi mau. Estou desejoso de voltar amanhã”, afirmou.

Mads Ostberg ocupa o quinto posto à frente de Teemu Suninen que é o melhor dos Ford. Lappi e Latvala são sétimo e oitavo, respectivamente, mas já estão a mais de um minuto do líder. Ott Tanak começou muito bem liderou nos primeiros troços. Mas depois começou a sentir dificuldades por ser o segundo na estrada e afundou-se na classificação. É nono à frente de Kris Meeke e de Elfyn Evans. Sébastien Ogier teve um dos piores dias no WRC. Há muito que não se via o francês com tantas dificuldades. Ao fim de um dia, está no 12º posto a 2m48s de Neuville.

No WRC2, Takamoto Katsuta é o primeiro. O piloto do Ford Fiesta R5 tem quatro segundos de vantagem para Pontus Tidemand, em Skoda Fabia R5. Ole Christian Veiby (Skoda) completa os lugares do pódio.

Tempos online

Fotogaleria by@World

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.