TCR Portugal: Vitória de Francisco Mora

30/04/2017

Francisco Mora venceu a segunda corrida do ano do TCR Portugal, ou Campeonato Nacional de Velocidade Turismos, se preferir, na sequência de uma corrida em que o campeão em título dominou de fio a pavio.

Ao contrário de ontem, fez um bom arranque e não mais deixou que a sua liderança fosse ameaçada, acumulando margem que que lhe permitiu vencer com mais de sete segundos de avanço para César Machado. Muito do resultado desta corrida se deve ao arranque, onde Francisco Abreu voltou a ter problemas. Curiosamente o jovem madeirense revelou ontem ao AutoSport que é necessário fazer um complexo procedimento de dez passos só para sair da grelha e se ontem o motor ‘engasgou-se’ com a eletrónica, hoje voltou a ser a partida a condicionar o resultado do jovem da Novadriver, perdendo outra vez várias posições, caindo para o sexto lugar. Tal como ontem, recuperou, mas desta feita somente para o terceiro lugar.

César Machado manteve-se a uma distância razoável de Mora, e sem hipóteses de ir mais longe, geriu bem a sua corrida, não permitindo a recuperação de Francisco Abreu, que manteve a uma distância confortável. Sem ritmo para chegar a Mora, geriu bem a sua corrida alcançando um bom segundo lugar. A espanhola Amanda Vynies (Seat) terminou no quarto posto na frente de Nuno Batista (Seat), que liderou um pequeno pelotão de mais dois espanhóis. Um problema com o seu Seat levou Ricardo Gomes a parar durante algum tempo nas boxes com o consequente atraso.

O novo Kia de João Baptista estava a andar bem mas um problema com a direção assistida levou-o ao abandono. O carro vencedor da primeira corrida, o Audi RS3 LMS TCR, desta feita pilotado por Patrick Cunha, teve um dia bem diferente já que depois do triunfo de ontem, desta feita ficou pelo caminho depois de um toque com Gustavo Moura, que logrou continuar em prova. Classificações assim que possível.