Toyota revela “Fine-Comfort Ride” com alcance de 1000 km

18/10/2017

A Toyota revelou o protótipo “Fine-Comfort Ride”, um veículo propulsionado por tecnologia fuel cell que será exibido no Salão de Tóquio.

O Fine-Comfort Ride representa a visão da Toyota relativa à mobilidade ecológica baseada numa utilização avançada de hidrogénio e energia renovável. É também um novo tipo de sedan, além de ser extremamente ecológico, é muito conveniente e pragmático, inclui funcionalidades de condução autónoma, inteligência artificial, uma autonomia de 1000 km, de acordo com critérios japoneses, e pode ser atestado em apenas 3 minutos.

O Fine-Comfort Ride tem um comprimentos de 4.830 mm, uma altura de 1.650 mm e uma distância entre eixos de 3.450 mm. A carroçaria em forma de diamante é larga na secção dianteira e na secção central e mais estreita na secção posterior, o que maximiza o espaço interior da segunda fila de bancos e confere melhor aerodinâmica. Não tem pilar B e as portas traseiras são deslizantes.

No interior, os ocupantes são envolvidos por conforto e tecnologia inovadora, o Fin-Comfort Ride oferece valor adicional para além de simplesmente movimentar os passageiros de uma localidade para outra. O espaço é amplo e a disposição dos 6 bancos rotativos é flexível; é fácil aceder aos displays tácteis que rodeiam passageiros e condutor; o tablier é percorrido por um ecrã panorâmico de infoentretenimento; a superfície vidrada extensa permite uma excelente visibilidade para o exterior e informação diversa é projectada nos vidros laterais.

Tecnologia fuel cell

O FCR, com uma autonomia de mais 350 km relativamente ao Toyota Mirai, um modelo Fuel Cell lançado em 2015, também representa um avanço tecnológico da Toyota no desenvolvimento de veículos movidos a hidrogénio. Mesmo com a redução de custos relativos a baterias ions-lítio, que levou a maior parte dos construtores a adoptar tecnologia plug-in, a Toyota continua a apostar em veículos fuel cell como os derradeiros automóveis ecológicos. As autoridades japonesas desenvolveram o “Hydrogen Society Roadmap” com o objectivo de aumentar no número de veículos fuel cell em circulação para 40.000 em 2020 (actualmente o número é cerca de 2.200). A Bloomberg New Energy Finance estima que o governo atingirá apenas 60% do seu objectivo.

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