WRC/Rali do México: Sordo na frente, grande regresso de Loeb

10/03/2018

Só mesmo um piloto com a classe do nove vezes Campeão do Mundo de Ralis, Sébastien Loeb era capaz de fazer um regresso como o que o francês está a realizar. Depois de mais de 1000 dias ausente do WRC, termina o primeiro dia de prova apenas a 7.2s do líder do rali.

Um feito notável, mas que tem ‘atenuantes’. Claro que não se trata de querer desvalorizar, mas também não é justo para os outros deixar de referir o facto da ordem de partida ter permitido uma estrada bem mais limpa a Loeb do que aos pilotos que estão na frente da tabela do campeonato, e o facto de ser Dani Sordo a liderar o rali é bom espelho disso mesmo.

De qualquer forma, também se pode dizer que o piloto de 44 anos, que faz o seu primeiro rali do mundial em mais de três anos, também não pilotava em pisos de terra – carros de rali, claro – desde maio de 2013. Em determinando ponto da prova, Loeb estava a 18 segundos de Sordo, mas vitórias em troços levou-o ao segundo lugar, 7.2s atrás do espanhol.

E poderia ser ainda melhor se o francês não tem falhado um cruzamento num dos troços da tarde de ontem: “Não vi o cruzamento, pois estava a olhar mais para a frente, e travei tarde demais. Mas foi um dia bom para mim, não sabia o que esperar, mas estamos aqui e isso são boas notícias”

Dani Sordo liderou desde o segundo troço da manhã de ontem, chegou a ter 16.6s de avanço para Kris Meeke, mas depois a sua escolha de pneus levou a que a sua margem fosse diminuindo aos poucos e agora está por isso à mercê dos adversários, já que para além de Loeb a 7.2s tem Ott Tanak a 11.0s: “Penso que errámos na escolha de pneus, e estivemos sempre a lutar contra o carro na parte da tarde. A tração era boa, mas a aderência lateral nem por isso. Arriscámos e perdemos alguma coisa” explicou.

Ott Tanäk conseguiu ultrapassar os problemas de sobreaquecimento do seu Toyota Yaris e está 3.8s atrás de Loeb, sendo que para além disso tem 14.0s de avanço para Kris Meeke, que fez dois piões nos troços da tarde, depois de ter passado pela liderança na parte da manhã. Sébastien Ogier limitou as suas perdas a partir do segundo lugar na estrada, e está em quinto, depois de ter feito um pião.

Andreas Mikkelsen está logo a seguir, muito perto, num dia em que o norueguês teve alguns problemas com a afinação do seu Hyundai i20 WRC, mas ainda assim fez o suficiente para se manter à tona, e tem hoje pela frente um dia que irá ser decisivo quanto aos que vai conseguir levar deste rali. Se conseguir ter o carro melhor, a margem que está da frente está longe de ser decisiva, e o mesmo se aplica a Ogier. Facilmente ambos poderão entrar na luta pelos primeiros lugares.

O dia de ontem foi um pesadelo para Thierry Neuville. Para além do tempo perdido devido a abrir a estrada, teve problemas mecânicos no seu Hyundai i20 WRC com a pressão do combustível, pelo que está a mais de dois minutos da frente.

No WRC 2, não houve história, já que Pontus Tidemand lidera desde o primeiro troço, foi aumentando a sua margem para Gus Greensmith em todos os troços, e neste momento tem 3m07.4s de avanço.

Elfyn Evans capotou a seguir a um salto e já não regressará ao rali já que o navegador, Dan Barritt tem um concussão na cabeça. O seu colega de equipa, Teemu Suninen abandonou depois de bater com o seu Ford Fiesta WRC. Na Toyota, Jari-Matti Latvala e Esapekka Lappi tiveram problemas de sobreaquecimento nos seus Yaris WRC, foram-se atrasando e Lappi acabou por bater. Já Latvala parou definitivamente (regressa hoje) devido a problemas com o alternador.

O que falta disputar…

2. etapa – 10 de março
Service D – Rally Campus León – 15 Min 07:30 (13:30)
PE11 Guanajuatito 1 30.97 km 08:33 (14:33)
PE12 Otates 1 26.37 km 10:11 (16:11)
PE13 El Brinco 1 9.98 km 11:08 (17:08 )
Service E – Rally Campus León – 30 Min 12:48 (18:48)
PE14 Guanajuatito 2 30.97 km 14:21 (20:21)
PE15 Otates 2 26.37 km 15:54 (21:54)
PE16 El Brinco 2 9.98 km 16:38 (22:38)
PE17 Autódromo de León 3 2.30 km 17:38 (23:38)
PE18 Autódromo de León 4 2.30 km 17:43 (23:43)
Flexi Service F – Rally Campus León – 45 18:33 (00:33)
PE19 Street Stage León 2 1.11 km 20:26 (02:26)

3. etapa – 11 de março
Service G – Rally Campus León – 15 Min 07:15 (13:15)
PE20 Alfaro 24.32 km 08:18 (14:18)
PE21 Las Minas 1 11.07 km 10:08 (16:08)
PE22 Las Minas 2 (Power Stage) 11.07 km 12:18 (18:18)
Service H – Rally Campus León – 10 Min 13:53 (19:53)

Classificação após final da PE10

1 Sordo Dani – Del Barrio Carlos Hyundai i20 Coupe WRC 1:47:55.4
2 Loeb Sébastien – Elena Daniel Citroën C3 WRC +7.2
3 Tänak Ott – Järveoja Martin Toyota Yaris WRC +11.0
4 Meeke Kris – Nagle Paul Citroën C3 WRC +25.0
5 Ogier S. – Ingrassia J. Ford Fiesta WRC +30.2
6 Mikkelsen Andreas – Jæger A. Hyundai i20 Coupe WRC +31.7
7 Neuville Thierry – Gilsoul N. Hyundai i20 Coupe WRC +2:01.9
8 Tidemand Pontus – Andersson J. Škoda Fabia R5 +5:05.6
9 Greensmith Gus – Parry Craig Ford Fiesta R5 +8:13.0
10 Heller Pedro – Olmos Pablo Ford Fiesta R5 +12:33.8
11 Bulacia Wilkinson M. – Mussano F. Ford Fiesta R5 +12:41.5
12 Latvala J. – Anttila M. Toyota Yaris WRC +15:06.1
13 Triviño Ricardo – Martí Marc Citroën DS3 R5 +16:50.2
14 Cordero Jr. R. – Hernández M. Mitsubishi Lancer Evo X +17:16.6
15 Name jr. Francisco – Zapata A. Mitsubishi Lancer Evo X +23:13.8
16 Granados Miguel – Carmona A. Mitsubishi Lancer Evo X +27:42.9
17 Wallingford Dave – Junnila L. Ford Fiesta R5 +28:02.9
18 Lappi Esapekka – Ferm Janne Toyota Yaris WRC +29:18.4
19 Suninen Teemu – Markkula Mikko Ford Fiesta WRC +31:07.8
20 Jocius D. – Zvicevičius D. Ford Fiesta MK6.5 R2 +31:49.8
21 Uribe Oscar – Uribe Mauricio Mitsubishi Lancer Evo IX +36:40.5
22 Bailey Jason – Peterson Shayne Ford Fiesta MK6.5 R2 +41:18.7
23 Huttunen Jari – Linnaketo A. Hyundai i20 R5 +42:30.1
24 Jaramillo J. – Marin Jr G. Subaru Impreza WRX STi +48:31.1
25 Williams Tom – Hall Phil Ford Fiesta R2 +1:06:44.2
26 Rovanperä K. – Halttunen J. Škoda Fabia R5 +1:08:08.0
27 Solans Nil – Ibáñez Sotos M. Ford Fiesta R5 +1:08:10.2
28 Gonzalez Hernández J. – Dominguez A. Mitsubishi Lancer Evo IX +1:31:15.2