WTCR: Rob Huff volta a fazer a pole (oitava em Macau)

16/11/2018

Huff continua imparável e determinado em deixar a sua marca em Macau. O piloto da Loeb Racing voltou a ser o mais rápido na qualificação e fica assim em posição privilegiada para conquistar a décima vitória e, quem sabe, a décima primeira nesta pista. Esteban Guerrieri foi segundo e ficou novamente atrás do britânico. O argentino tem estado muito bem neste fim de semana, mas tem faltado um pequeno extra para suplantar Huff. Michelisz completou o top 3.

Huff liderou a Q1, que contou com Thed Bjork, depois do incidente na Qualificação 1. Apesar de não estar a 100%, o i30 da YMR #11 foi para a pista. Outro Hyundai com problemas foi o de Gabriele Tarquini. O líder do campeonato falhou a travagem na curva Lisboa e tocou nas proteções ficando de fora logo na Q1, tal como Bjork.

Na Q2 Huff voltou a ser o mais rápido, mas viu o seu colega de equipa Mehdi Bennani tocar contra as proteções da pista, acabando assim com o seu esforço, ele que estava a ter um fim de semana positivo até então. O destaque vai para Timo Scheider, que ficou com a pole para a corrida 2 com grelha invertida. Em estreia na pista de Macau, Scheider tem vindo a melhorar ao longo do fim de semana e conseguiu o 10º tempo na Q2, garantido o primeiro lugar na corrida 2.

Na Q3 foi a história do costume…Yann Ehrlacher mostrou bom andamento, melhor que Jean-Karl Vernay, mas Michelisz colocou-se na frente deste trio. Quando chegou a hora de Guerrieri, o argentino voltou a fazer um bom tempo, mas faltava a volta de Huff, que mais uma vez roubou o sorriso de Esteban Guerrieri. Huff, tal como na Qualificação 1, começou por perder tempo no início da volta, mas conseguiu recuperar de forma espantosa, mesmo tocando ligeiramente nas proteções e conseguiu a sua oitava pole em Macau.

Huff assume-se como o homem do momento em Macau. Apenas não liderou uma sessão este fim de semana e tem sido claramente um melhor. Guerrieri está também em grande forma e Ehrlacher mostra que se não fosse uma segunda metade de época menos conseguida, tinha capacidade para estar na luta pelo título. Por falar no título, nenhum dos quatro primeiros conseguiu uma vaga na Q3. Tarquini está numa posição delicada e apenas uma gestão muito inteligente poderá minimizar estragos e Bjork está praticamente fora de combate enquanto Muller poderá complicar a vida de Tarquini estando numa posição interessante para tentar o último assalto ao título. Destque positivo também para Kevin Ceccon, novamente no top 10 e em boa posição para a corrida 2 e para Scheider a dar-se bem com Macau.

Para amanhã teremos a corrida 1 com 10 voltas ao Circuito da Guia.

Top 10 Qualificação 2:

01 Robert Huff Volkswagen 2:29.660
02 Esteban Guerrieri Honda +0.374
03 Norbert Michelisz Hyundai +0.558
04 Jean-Karl Vernay Audi +0.563
05 Yann Ehrlacher Honda +1.009
06 Yvan Muller Hyundai
07 Pepe Oriola Cupra
08 Frédéric Vervisch Audi
09 Kevin Ceccon Alfa Romeo
10 Timo Scheider Honda