Chama-se XM e é o super SUV da BMW

29/09/2022

Chama-se XM e passa a ser o SUV de referência da BMW. Está disponível apenas com um sistema híbrido plug-in. Neste novo SUV de grande porte, que se posiciona acima de X5 M/X6 M e do X7 M60i, destacam-se as jantes de 23 polegadas com pneus 275/35 R23 à frente e de 315/30 R23, entre o equipamento de série.

De destacar as quatro ponteiras de escape, farolins amplos que ajudam a conferir ao conjunto um aspeto musculado e para o logo XM com contorno dourado. A cadeia cinemática é formada pelo motor V8 4.4 biturbo S68 com tecnologia “mild hybrid” com 489 CV às 5400 rpm e 650 Nm às 1500 rpm, por um motor elétrico integrado na caixa automática de oito velocidades responsável por 197 CV e 280 Nm. Em conjunto oferece 653 CV e 800 Nm, o que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atingir uma velocidade eletronicamente limitada a 250 km/h (ou 270 km/h com o M Driver’s Package).

O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 25,7 kWh de capacidade, que possibilita atingir 140 km/h em modo elétrico e ter uma autonomia a oscilar entre 82 e 88 km. A bateria carrega a um máximo de 7,4 kW, o que possibilita encher de 0 a 100% da carga em 4,25 horas.

Este modelo de cinco lugares tem 5110 mm de comprimento, 2005 de mm largura, 1755 de altura, além de uma distância entre eixos de 3105 mm. É XM é o BMW mais pesado de sempre, com 2785 kg (distribuídos na proporção 50:50). O SUV traz tração e direção às quatro rodas, barras estabilizadoras ativas e uma função que ajusta automaticamente a altura da carroçaria.

O interior oferece um esquema de duas cores, com couro Vintage Coffee Merino combinado com couro Soft Nappa. O forro do tejadilho traz 100 LED, cujo efeito varia de acordo com o modo de condução selecionado. O SUV conta com a versão mais recente do iDrive8 com ecrã de 14,9″ e traz de série um HUD, acompanhados de vários sistemas de assistência à condução. A bagageira disponibiliza 527 litros de capacidade.