Concepts da Nissan dão quase sempre origem a novos modelos

07/07/2020

Por vezes, o objetivo de um protótipo é apenas explorar um conceito, materializar ideias sobre um mundo futuro com tecnologia que é mais ficção científica do que realidade. Os protótipos também podem provocar a nossa admiração ou dar-nos um vislumbre de estudos de design livres das limitações do mundo real.

Mas a Nissan também desenvolveu vários protótipos ao longo dos anos que acabaram por saltar diretamente dos salões automóveis para a garagem dos seus clientes.
Dos crossovers mais vendidos à mais recente tecnologia de veículos elétricos, estes são os protótipos da Nissan da década passada e um vislumbre do próximo crossover elétrico cuja estreia mundial tem data marcada para dia 15 de Julho às 06 horas da manhã.

Protótipo: Nissan Xmotion mostrado no Salão Automóvel Internacional da América do Norte de 2018
Automóvel de Produção: Nissan Rogue (terceira geração) lançado em 15 de Junho de 2020

O mais recente protótipo Nissan a tornar-se realidade foi o robusto mas sofisticado Nissan Xmotion, que se tornou realidade com a produção da terceira geração do Nissan Rogue. O protótipo inspirou-se na cultura japonesa e no artesanato tradicional e fundiu-os no estilo de um automóvel utilitário ocidental. Na versão de produção do novo Rogue combinam-se todas estas nuances num design desenvolvido para aventuras em família.
Talvez a transformação mais interessante tenha sido a evolução dos faróis do protótipo em forma de bumerangue, com dois elementos de iluminação separados. E embora as portas traseiras com dobradiças traseiras não tenham chegado à produção, as portas traseiras do novo Rogue abrem quase a 90 graus, facilitando o acesso de passageiros de todas as idades.

Protótipo: Nissan Resonance apresentado no Salão Automóvel Internacional da América do Norte de 2013
Automóvel de Produção: Nissan Murano (terceira geração) mostrado ao público no Salão Automóvel Internacional de Nova Iorque de 2014

Como protótipo, o Nissan Resonance revelou características de estilo muito marcantes que se tornariam marcas do design da Nissan nos anos seguintes. A grelha V-Motion destacou-se proeminentemente no protótipo e a pequena porção preta perto da secção traseira superior (pilar-D) levou ao conceito de “teto flutuante” que passou a ser usado pela marca não só em crossovers, mas também nos seus mais recentes familiares, como sejam o Versa e o Sentra.
A terceira geração do Nissan Murano adotou a essência do protótipo, com destaque para os faróis em bumerangue e o teto flutuante. Uma grande evolução na produção do Murano registou-se no habitáculo, que sem dúvida foi além daquilo que o protótipo propunha.

Protótipo: Nissan Kicks mostrado no Salão Automóvel Internacional de São Paulo em 2014
Automóvel de Produção: Nissan Kicks (primeira geração) lançado no Rio de Janeiro em 2016

Embora tenha demorado dois anos para a versão de produção do Nissan Kicks estrear após a revelação do protótipo em São Paulo, o nível de design e detalhes retidos faz com que tenha valido a pena a espera. Tanto os protótipos quanto os modelos de produção partilhavam até esquemas de cores em dois tons semelhantes, cinza no corpo e laranja no teto, inspirados no próprio Brasil.
Lançado pela primeira vez na América do Sul, o Nissan Kicks tornou-se global em muitos outros mercados e é comprado por clientes que apreciam o seu tamanho, valor de retoma, recursos tecnológicos, grande utilidade e a capacidade de personalização.

Protótipo: Nissan Gripz estreado no Salão Automóvel Internacional de Frankfurt de 2015Automóvel de Produção: Nissan JUKE (segunda geração) que teve estreia simultânea em seis cidades europeias em 2019

Quando o Nissan JUKE da primeira geração foi lançado, em 2009, revolucionou o estilo automóvel. Para idealizar o modelo da segunda geração, o Nissan Gripz teve que ir mais além. O exterior deste protótipo de crossover foi projetado na Europa, enquanto o interior inspirado em motociclos foi desenvolvido por designers no Japão.
Tudo culminou no novo Nissan JUKE, apresentado no outono de 2019 simultaneamente em seis cidades europeias. A imprensa e os clientes aplaudiram a amplificação do estilo do JUKE, o interior sofisticado e os recursos tecnológicos avançados, desde o ProPILOT e NissanConnect, ao sistema de som Bose Personal Plus, com colunas de som integradas no encosto de cabeça do condutor.

Protótipo: Nissan IDS lançado no Salão Automóvel Internacional de Tóquio de 2015
Automóvel de Produção: Nissan LEAF (segunda geração) desvendado em Tóquio em 2017

Alguns protótipos podem fazer-nos prever o produto final com mais precisão. O protótipo Nissan IDS prometia uma visão diferente do futuro, em que o automóvel elétrico não apenas é fácil de conduzir, mas também pode assumir ele próprio os comandos quando desejado pelo condutor, imitando o padrão e preferências de condução habituais do seu utilizador.
Quando o novo Nissan LEAF se estreou dois anos depois, deu início a uma nova experiência de condução com as suas tecnologias ProPILOT e e-Pedal, novo estilo interior e mais recursos e conectividade para personalizar a experiência VE de cada condutor. O premiado sistema ProPILOT controla a distância do veículo da frente e mantém o automóvel na faixa de rodagem, além de ativar o sistema de travagem sempre que necessário. O e-Pedal permite que o condutor controle a aceleração e a desaceleração apenas com o pedal do acelerador, tornando a condução mais confortável.

Protótipo: Nissan Ariya apresentado no Salão Automóvel Internacional de Tóquio de 2019
Produção do Nissan Ariya: em breve

A Nissan foi pioneira em automóveis eletrificados produzidos em massa, com o primeiro automóvel elétrico global Nissan LEAF, seguido do furgão elétrico Nissan e-NV200. Posteriormente, lançou os modelos com tecnologia e-POWER mais vendidos no Japão: Note e Serena.
Agora, o mundo está à procura de um salto em frente. O protótipo Ariya atendeu à chamada ao repensar o segmento crossover, com características impressionantes de design, conforto e espaço interior e desempenho semelhante a um automóvel desportivo. Até um elemento convencional como a grelha frontal tradicional evoluiu para um “escudo” impressionante para proteger a importante tecnologia usada na mais recente geração Nissan ProPILOT de assistência ao condutor.