Na China, há um novo SUV que está literalmente a conquistar as vendas. Trata-se do Geely Galaxy E5, um elétrico com 4,62 metros de comprimento, à venda na China por um preço equivalente a 15.000 euros.
Estreou-se formalmente em agosto e, nos seus primeiros 20 dias no mercado, recebeu mais de 12.000 encomendas, ou seja, 600 encomendas por dia. Se nunca ouviu falar dele, o novo modelo global do Grupo Geely foi desenvolvido para enfrentar o Tesla Model Y, o líder do segmento . Ao que parece, a sua entrada no mercado não podia ter sido mais bem sucedida.
Com 4,62 metros de comprimento (14 cm mais curto do que o Model Y), 1,90 metros de largura e 1,67 metros de altura, tem uma distância entre eixos muito generosa de 2,75 metros, uma qualidade que o está a tornar preferido na China em relação a outros modelos equivalentes, juntamente com o seu preço bastante baixo para o segmento.
Já disponível em vários mercados, tanto com volante à esquerda como à direita, o modelo já é capaz de satisfazer as elevadas normas de segurança de 89 países, graças aos sistemas ADAS de assistência à condução e de segurança passiva de última geração, segundo a empresa.
Não se sabe quando chegará à Europa, com que equipamento e se terá ou não a marca Geely. O que é certo, no entanto, é que se as vendas continuarem a este ritmo, atingirão valores bastante elevados.
Recorde-se que a Geely, para além de ser proprietária da Volvo e da Lotus (entre outras), tem uma marca própria, que vende modelos de qualidade a preços relativamente baixos. Curiosamente, esta marca ainda não chegou a Espanha, embora não se possa excluir essa possibilidade.