Honda garante que o novo Jazz híbrido é o mais confortável do segmento

28/05/2020

Ao imaginar a próxima geração do Honda Jazz, os engenheiros e designers da marca uniram-se na ambição de colocar o conforto do condutor e dos passageiros em primeiro lugar nas suas decisões.

Ao considerar todos os elementos do veículo como um desenvolvimento em equipa, decisões que
afetam a estrutura, o design e a ergonomia foram tomadas em simultâneo, tendo resultado em níveis de conforto e espaço líderes do seu segmento, dando um passo em frente relativamente ao seu antecessor.

O ponto central para alcançar este conforto é a nova estrutura estabilizadora dos bancos recentemente desenvolvidos. A introdução de uma base do banco mais larga permitiu aumentar a profundidade da almofada do mesmo em 30mm, com uma suavidade adicional, que é facilmente identificada quando se está sentado. Esta nova estrutura, combinada com o aumento do estofamento, permite que a almofada se molde, mas fundamentalmente que não chegue ao fundo.

A estrutura melhorada na parte de trás do banco aumenta o suporte lombar para criar um efeito de estabilização corporal. Isto ajuda a prevenir a fadiga dos passageiros, principalmente na área da anca e da cintura, em viagens mais longas. Para além disso, a nova estrutura facilita a preservação de uma postura de condução confortável e estável, mesmo em curva e em superfícies irregulares.

Os novos bancos são afunilados em direção ao topo da parte superior, com o intuito de fornecer o volume necessário para apoiar na totalidade as costas dos passageiros. Este design oferece, também, um maior espaçamento entre os brancos dianteiros, facilitando a comunicação entre os passageiros da primeira e segunda fila do veículo.

O ponto mais baixo da altura do banco é 14mm mais próximo do solo, combinado com mais apoios arredondados nas laterais, facilitando a entrada e saída do veículo. Os engenheiros e designers da Honda também trabalharam em conjunto para melhorar o conforto dos passageiros da segunda fila do veículo. Ao mover as dobradiças do banco para a parte exterior da estrutura, a equipa de desenvolvimento foi capaz fornecer mais conforto.

A tubagem da estrutura do banco foi reposicionada, permitindo aos engenheiros aumentar a espessura do estofamento em 24mm. A abordagem colaborativa da Honda ao projetar o novo Honda Jazz permitiu que a estrutura do veículo, dos bancos e controlos trabalhassem em harmonia para otimizar o conforto do condutor.
Uma série de subtis ajustes foram realizados, com o intuito de contribuir para reduzir significativamente o stress físico causado pela condução.

As melhorias ergonómicas incluem o posicionamento mais fundo do pedal do travão, reduzindo a necessidade de ajustar a posição do banco para uma operação confortável do pedal. O ângulo do pedal do travão também mudou, permitindo um aumento no ângulo do pé de cinco graus para uma operação mais natural do pedal, de acordo com o reposicionamento do assento de forma a fornecer o suporte ideal para a coxa.

Definir uma posição de condução confortável é agora mais fácil do que nunca, devido ao aumento do alcance do ajuste do volante, fazendo com que este fique até 14mm mais próximo do condutor. O ângulo do volante está também agora dois graus mais vertical do que o modelo anterior.

Como consequência destas alterações, a quantidade de movimentos dos braços e ombros exigido para alcançar o volante foi reduzida, aumentando a separação do banco para com o ombro em 18mm.

As preocupações sobre o conforto traseiro durante todo o processo de design estrutural garantem que os passeiros traseiros também beneficiam do melhor espaço para pernas do segmento, 989mm. O tanque de combustível encontra-se no centro do chassis, por baixo dos bancos dianteiros – uma característica exclusiva do seu segmento – permitindo que o Novo Honda Jazz mantenha os versáteis bancos mágicos traseiros que oferecem uma maior flexibilidade dependendo do espaço de carga necessário.

Ao avaliar todas as possibilidades de melhoria do conforto dos passageiros, a Honda concebeu uma nova proposta atraente no segmento compacto. O resultado é um novo híbrido citadino que combina uma eficiência excecional com um notável conforto, pronto para satisfazer as necessidades dos consumidores modernos.