Ao considerar todos os elementos do veículo como um desenvolvimento em equipa, decisões que
afetam a estrutura, o design e a ergonomia foram tomadas em simultâneo, tendo resultado em níveis de conforto e espaço líderes do seu segmento, dando um passo em frente relativamente ao seu antecessor.
O ponto central para alcançar este conforto é a nova estrutura estabilizadora dos bancos recentemente desenvolvidos. A introdução de uma base do banco mais larga permitiu aumentar a profundidade da almofada do mesmo em 30mm, com uma suavidade adicional, que é facilmente identificada quando se está sentado. Esta nova estrutura, combinada com o aumento do estofamento, permite que a almofada se molde, mas fundamentalmente que não chegue ao fundo.
A estrutura melhorada na parte de trás do banco aumenta o suporte lombar para criar um efeito de estabilização corporal. Isto ajuda a prevenir a fadiga dos passageiros, principalmente na área da anca e da cintura, em viagens mais longas. Para além disso, a nova estrutura facilita a preservação de uma postura de condução confortável e estável, mesmo em curva e em superfícies irregulares.
Os novos bancos são afunilados em direção ao topo da parte superior, com o intuito de fornecer o volume necessário para apoiar na totalidade as costas dos passageiros. Este design oferece, também, um maior espaçamento entre os brancos dianteiros, facilitando a comunicação entre os passageiros da primeira e segunda fila do veículo.
O ponto mais baixo da altura do banco é 14mm mais próximo do solo, combinado com mais apoios arredondados nas laterais, facilitando a entrada e saída do veículo. Os engenheiros e designers da Honda também trabalharam em conjunto para melhorar o conforto dos passageiros da segunda fila do veículo. Ao mover as dobradiças do banco para a parte exterior da estrutura, a equipa de desenvolvimento foi capaz fornecer mais conforto.A tubagem da estrutura do banco foi reposicionada, permitindo aos engenheiros aumentar a espessura do estofamento em 24mm. A abordagem colaborativa da Honda ao projetar o novo Honda Jazz permitiu que a estrutura do veículo, dos bancos e controlos trabalhassem em harmonia para otimizar o conforto do condutor.
Uma série de subtis ajustes foram realizados, com o intuito de contribuir para reduzir significativamente o stress físico causado pela condução.
As melhorias ergonómicas incluem o posicionamento mais fundo do pedal do travão, reduzindo a necessidade de ajustar a posição do banco para uma operação confortável do pedal. O ângulo do pedal do travão também mudou, permitindo um aumento no ângulo do pé de cinco graus para uma operação mais natural do pedal, de acordo com o reposicionamento do assento de forma a fornecer o suporte ideal para a coxa.
Definir uma posição de condução confortável é agora mais fácil do que nunca, devido ao aumento do alcance do ajuste do volante, fazendo com que este fique até 14mm mais próximo do condutor. O ângulo do volante está também agora dois graus mais vertical do que o modelo anterior.
Como consequência destas alterações, a quantidade de movimentos dos braços e ombros exigido para alcançar o volante foi reduzida, aumentando a separação do banco para com o ombro em 18mm.
Ao avaliar todas as possibilidades de melhoria do conforto dos passageiros, a Honda concebeu uma nova proposta atraente no segmento compacto. O resultado é um novo híbrido citadino que combina uma eficiência excecional com um notável conforto, pronto para satisfazer as necessidades dos consumidores modernos.