Hyundai pondera lançar 100% elétrico a 20.000 euros na Europa

06/02/2024

A Hyundai deverá introduzir um novo 100% elétrico na Europa desenvolvido com base no modelo Casper. Segundo os mais recentes rumores, o objetivo da marca é propô-lo com preço a rondar os 20.000 euros.

 

A confirmar-se, o pequeno crossover elétrico juntar-se-á a uma série de veículos elétricos compactos atualmente à venda na Europa ou prestes a serem lançados, como o Dacia Spring e o Citroën ë-C3.

Segundo avança o site Automotive News Europe, com base nas declarações de uma fonte próxima da Hyundai, o novo modelo poderá ser apresentado durante o terceiro trimestre, com as primeiras entregas previstas mais para o final do ano. Uma publicação sul coreana avança, igualmente, que a sua produção poderá ter início já em julho.

A Hyundai comercializa o Casper na Coreia do Sul com um motor de um litro, a gasolina, uma variante que não será vendida na Europa. Tem por base a mesma plataforma que o i10, construído na Turquia e, esse sim, vendido no continente europeu. O Casper totalmente elétrico será exportado da fábrica de Gwangju, na Coreia do Sul, onde será produzido em conjunto com a versão a gasolina.

De acordo com a pouca informação conhecida, o Casper elétrico poderá ser ligeiramente mais comprido do que a versão vendida no seu mercado doméstico. A química da bateria poderá ser de fosfato de ferro e lítio (LFP), uma solução menos dispendiosa, mas suficiente para uma autonomia estimada entre 200 e 300 quilómetros.