Jaguar I-Pace Pack Sport: Não é um elétrico, é um Jaguar

20/11/2020

O veículo elétrico pioneiro no segmento premium foi o Jaguar I-PACE. Agora, em 2020, renova-se ao nível tecnológico com um sistema de infoentertenimento mais avançado, a possibilidade de carregar de forma mais rápida, e acrescenta mais alguns argumento, como o Pack Sport, que o torna ainda mais apelativo à vista, já que o prazer de condução se mantém intacto.

Na geração 2021, o Jaguar I-PACE viu o design exterior melhorado com um novo acabamento Atlas Grey nos extremos da grelha, uma paleta de cores renovada, uma nova e variada gama de jantes e a também nova e exclusiva opção Bright Pack, disponível em todos os modelos da gama I-PACE.

Estreia ainda um novo Pack Sport que inclui o Black Exterior Pack, o Touch Pro Duo, cÂmara Surround 3D, faróis Premium LED com DRL Signature, vidros Privacy, tejadilho panorâmico em vidro, tampa da bagageira elétrica, espelhos aquecidos com anti encandeamento automático e recolha elétrica, jantes em liga leve 20″ Style e tejadilho Ebony Morzine.

O elétrico puro da Jaguar vai passar a poder receber atualizações de software por via remota. Evoluiu ainda nas tecnologias de assistência à condução e no infoentretenimento. Incorpora tecnologias adicionais para que a passagem para um modelo elétrico seja agora mais simples e apelativa, sendo o primeiro Jaguar a integrar o novo sistema de informação e entretenimento Pivi Pro, que replica muitas das funcionalidades dos smartphones, nomeadamente, em termos de rapidez e de proatividade. Uma das suas particularidades é a navegação melhorada que apresenta as estações de carregamento mais próximas disponíveis ou em utilização, bem como o custo e o tempo necessários para o carregamento.

Em complemento, o renovado I-PACE incorpora de série um carregador de bordo com 11 kW para que os condutores possam aceder a tomadas trifásicas e conseguir um carregamento muito mais rápido. Desta forma, é possível recuperar e recarregar 53 quilómetros de autonomia (WLTP) por hora, completando o carregamento desde zero em pouco menos de nove horas, pelo que é ideal para recarregar o veículo em casa durante a noite.

Os clientes de mercados monofásicos com carregadores de parede de 7 kW poderão também beneficiar desta capacidade de carregamento, recuperando até 35 quilómetros por hora, pelo que o carregamento completo obtém-se em pouco menos de 13 horas. Se for necessário realizar um carregamento durante a viagem, o carregador de 50 kW disponibiliza até 63 quilómetros em 15 minutos, enquanto o carregador de 100 kW disponibiliza até 127 quilómetros no mesmo tempo.

No capítulo mecânico, o I-PACE mantém os dois motores elétricos concebidos pela Jaguar, incorporados em cada eixo motriz, com uma potência combinada de 400 CV e 696 Nm de binário.

Tudo isto é somado à eficiência da tração às quatro rodas, à sua construção em alumínio e ao baixo centro de gravidade para conseguir um dos melhores comportamentos dinâmicos do segmento. Os dois motores são alimentados por uma bateria de 90 kW que permite uma autonomia em ciclo WLTP de até 470 quilómetros. A garantia da bateria é de 8 anos ou 160 mil km.

Interior mais evoluído

Lá dentro, o tablier recebe diversas melhorias. A começar pelo sistema Pivi Pro, dispositivo inspirado nos smartphones que oferece maior facilidade de utilização. Graças a um novo processador, mais potente, o arranque do sistema de navegação utiliza uma nova bateria suplementar integrada e realiza-se em segundos.O painel de instrumentos virtual de alta definição com 12,3 polegadas, os ecrãs táteis superior e inferior de 10 e de 5 polegadas, respetivamente, e os controlos táteis, multifunções e móveis, são conjugados com gráficos modernos em alta definição.

Ainda no interior, nota para o sistema de ionização do ar do habitáculo, com um filtro PM2.5 que retém as partículas ultrafinas e os alérgenos que se propagam pelo ar. Em complemento, o I-PACE pode filtrar o ar do habitáculo antes de iniciar uma viagem.

Infoentretenimento de topo

O I-PACE já se encontra disponível com uma base de carregamento opcional para dispositivos sem fios, localizada atrás da consola central “flutuante”. O carregamento sem fios inclui também um amplificador de sinal para assegurar a máxima cobertura do telefone durante mais tempo. Em complemento, conta com as tecnologias Smartphone Pack com Apple CarPlay e Bluetooth de série para ligar em simultâneo dois telefones e garantir a conetividade.

Além disso, ncorpora um SIM duplo integrado (eSIM) e um plano de dados 4G gratuito para desfrutar de música em streaming ilimitado através do Spotify, Deezer ou Tunin e atualizar os mapas, a meteorologia, o calendário ou o estado do trânsito em simultâneo

Os preços do renovado I-Pace começam nos 81.788 euros.