O modelo que vê nesta imagem podia muito bem ser o restyling do Tesla Model Y. Mas, na verdade é uma proposta eletrificada totalmente nova de uma start up brasileira.
Chama-se Lecar 459 Hybrid e é um crossover compacto com um extensor de alcance. Previsto para entrar em produção em 2026, este aspirante a disruptor tem um preço de R$ 147.900, cerca de 26 mil euros.
A Lecar, apelidada de “a mais nova construtora nacional do Brasil”, planeia introduzir uma “gama de modelos de veículos elétrificados sofisticados e acessíveis, voltados para o público doméstico”. O primeiro deles é o Lecar 459 Hybrid, que foi apresentado recentemente.
A empresa não mostrou o interior, mas afirma que terá um layout de cinco lugares com 530 litros de mala. Também está equipado com uma série de tecnologias ADAS, para se gabar de ser autónomo de nível 2.
O grupo motopropulsor do Lecar 459 Hybrid foi concebido tendo em mente a eficiência e a acessibilidade, em vez do desempenho absoluto. Um único motor elétrico com 165 CV e 258 Nm de binário envia a potência para o eixo traseiro, com um motor de combustão a servir de gerador de energia para a bateria de 18,4 kWh, mais pequena do que o habitual.
De acordo com as estimativas oficiais, o Lecar 459 Hybrid consegue um sprint 0-100 km/h em modestos 10,9 segundos. A caraterística de destaque é a sua impressionante autonomia prometida de 1.000 km com um depósito cheio de gasolina, sem necessidade de recorrer a infraestruturas de carregamento. Além disso, o EREV suportará o carregamento, oferecendo uma autonomia de 100 km em modo elétrico.
A Lecar afirma que iniciará a construção de uma nova fábrica no Espírito Santo, Brasil, ainda este ano. A unidade deverá ser inaugurada em agosto de 2026, com uma capacidade de produção de 120.000 automóveis por ano. A Horse anunciou que vai fornecer 12.000 motores para o Lecar 459 Hybrid, referindo que o primeiro protótipo já está a ser testado.