Novo Volkswagen ID.7 estreia ar condicionado inteligente

04/02/2023

Os sistemas de ar condicionado são uma parte integrante dos automóveis modernos e asseguram temperaturas agradáveis em todas as estações do ano. A Volkswagen dá mais um passo no novo ID.7 e, pela primeira vez, utiliza um sistema de ar condicionado que arrefece ou aquece mais depressa o interior do veículo antes do início de uma viagem.

O ID.7 pode ativar o ar condicionado antes dos passageiros entrarem no veículo. O interior do veículo é arrefecido em dias quentes e aquecido quando está frio. Se a porta for aberta em condições de temperaturas exteriores elevadas, as saídas de ar inteligentes no cockpit distribuem o ar rapidamente por uma grande área através de movimentos horizontais dinâmicos. Quando os passageiros estão sentados no veículo, o fluxo de ar pode ser redirecionado diretamente para si ou utilizado para a ventilação indireta do espaço interior, de acordo com a preferência do utilizador. O ID.7 é o primeiro modelo Volkswagen com um sistema de controlo tão inteligente.

A função de controlo climático está localizada no nível operacional mais alto do novo visor do infotainment de 38 de centímetros (15 polegadas) do ID.7. O que significa que é sempre visível e pode ser ativada através de um simples toque. Usando o menu do ar condicionado, todas as saídas de ar inteligentes podem ser controladas digitalmente nas saídas. A força e a direção dos movimentos do ar podem ser ajustadas intuitivamente e guardadas individualmente. A temperatura pode ser controlada através de barras deslizantes tácteis retro iluminadas.

O sistema de ar condicionado controlado digitalmente pode ser ativado por controlo de voz. Os pedidos especiais são armazenados como “Smart Climates”. Por exemplo, é selecionado um programa que ativa o aquecimento do volante se o comando “Olá Volkswagen, as minhas mãos estão frias” for dito. Automaticamente, o ar quente será dirigido para as mãos no volante durante cerca de cinco minutos.

Quando a função automática é ativada, o sistema inteligente reage ao seu ambiente climático. Por exemplo, um sensor na área do para-brisas deteta o ângulo de incidência da luz solar em condições de temperaturas exteriores altas e elevada intensidade solar. Se o sol bate fortemente num lado do veículo, o ID.7 adapta o ar condicionado com mais intensidade para as zonas mais quentes: primeiro para as respetivas áreas do interior do veículo, e depois, num segundo passo, especificamente para os ocupantes do veículo.