Com lançamento previsto para o final deste ano, o Lexus UX 100% elétrico combina o refinamento e silêncio reconhecidos da marca com um comportamento dinâmico e prazer de condução únicos.
Trabalhando em estreita colaboração com os principais pilotos mestres da Lexus, os ‘Takumi’, a equipa de engenharia responsável pelo UX 300e desenvolveu um conjunto de novas tecnologias projetadas especificamente para oferecer uma experiência única de condução: ‘Lexus Electrified’.
Na Lexus, o título ‘Takumi’ é concedido aos especialistas em determinada área, alguém que acumula, no mínimo, 60.000 horas de estudo e prática – o equivalente a 8 horas por dia, 250 dias por ano, durante 30 anos. O seu vasto conhecimento sustenta o reconhecido compromisso da Lexus com a qualidade no desenvolvimento e na produção.
No topo da lista de intenções do engenheiro-chefe Takashi Watanabe para o comportamento do UX 300e estava a palavra ‘divertido’, o que resultou numa experiência de condução 100% elétrica, dinâmica e entusiasmante, mas extremamente refinada. Isto deve-se em grande parte ao baixo centro de gravidade – possível graças à localização da bateria sob a carroçaria do veículo e do motor elétrico colocado na zona mais baixa do compartimento do motor – e à plataforma GA-C do UX, que é leve e que apresenta uma elevada rigidez torcional.
Com base no feedback dos experientes pilotos que desenvolveram toda a gama de modelos da Lexus, incluindo modelos de alto desempenho, foi adicionada uma cinta de reforço da direção à suspensão dianteira para obter uma sensação de condução mais direta e precisa. Este reforço, garante ainda uma superior capacidade de resposta na inserção em curva, conferindo ao UX 300e as características de condução refinadas e precisas esperadas de um Lexus.
Otimizado para uma condução urbana ‘divertida’, o novo sistema 100% elétrico do UX 300e apresenta um motor/gerador elétrico de alta potência de 150 kW (204 cv) que fornece aceleração linear sem esforço de 0 a 100 km em apenas 7,5 segundos, até uma velocidade máxima de 160 km/h. As características de aceleração também foram otimizadas para se adaptarem a situações de condução urbana.
Em baixa aceleração, por exemplo, durante o pára-arranca, o controlo da velocidade é a prioridade, ao passo que em condições de aceleração média ou alta, em entrada aberta ou autoestrada, a aceleração é poderosa e contínua.
Os engenheiros da Lexus também desenvolveram uma nova e compacta transmissão, para oferecer ao novo UX 300e o melhor desempenho da sua classe. Para uma resposta extremamente suave, foram introduzidas melhorias no polimento da superfície dos dentes das engrenagens e um sistema de lubrificação otimizado.
Para proporcionar uma experiência suave, mas responsiva, a nova Unidade de Controlo de Potência (Power Control Unit – PCU) do UX 300e permite uma condução sem esforço, com o mínimo de aceleração.
Para melhorar o desempenho em situações de pára-arranca da condução urbana ou viajar por estradas com curvas e contracurvas, a desaceleração do UX 300e pode ser controlada em quatro níveis, usando o seletor de mudanças localizados atrás do volante.
Outro ponto central de interação entre o condutor e o UX 300e é o elegante seletor de mudanças. Substituindo o seletor convencional, encaixa-se perfeitamente na palma da mão do condutor e aplica a mais recente tecnologia ‘shift-by-wire’ da Lexus, para criar uma sensação premium de controlo de Marcha-atrás (R) / Neutro (N) / Drive (D). Mais, o tempo de comutação foi reduzido para permitir passagens rápidas.
“Para o novo crossover UX 300e, criámos uma experiência de condução eletrificada exclusiva da Lexus”, explica o engenheiro-chefe Takashi Watanabe. “Os milhares de horas investidos em condução dos nossos mestres pilotos Takumi resultaram num refinamento dinâmico que estabelece um novo padrão para o segmento”.
O Lexus UX 300e, tem lançado previsto em Portugal no primeiro trimestre de 2021.