Publicidade Continue a leitura a seguir

A colecção de clássicos do rei da sucata

Date Unknown; Franklin, TN, USA; Willis Johnson is a successful entrepreneur who established himself in the auto salvage business. His new company, Takl, focuses on connecting individuals seeking help with household repairs or tasks with workers looking to pick up extra cash and new clients. Mandatory Credit: Larry McCormack/The Tennessean-USA TODAY NETWORK

Publicidade Continue a leitura a seguir

Willis Johnson, nascido em 1947 em Oklahoma, fundador da Copart em Dallas, no Texas, conseguiu tornar a sucata num negócio milionário e que hoje vale 1.9 biliões de dólares. O negócio expandiu-se e hoje já está implementado no Brasil, Reino Unido, Médio Oriente, Espanha, Finlândia e, mais recentemente, na Alemanha.

Após os estudos, Johnson foi para o exército e teve a combater na Guerra do Vietnam e quando voltou foi trabalhar para a sucata do seu pai. Em 1972, vendeu a sua casa e comprou um terreno, onde instalou uma caravana para viver lá com a sua mulher e os seus dois filhos e o resto do espaço foi utilizado para armazenar os automóveis para desmantelar. Dez anos volvidos, em 1982, fundou a Copart.

Em 1997, foi criado um site de leilões online, três anos antes do eBay ser criado, onde executa a maior parte do negócio, vendendo automóveis danificados. Como exemplo, tem um Ferrari 812 Superfast que se encontra à venda por 91.500$, com a lateral esquerda danificada.

Em 2010 adquiriu a mansão e as vinhas ao cantor e entusiasta de automóveis Alan Jackson, por 28 milhões de dólares, em Tennessee. A partir daqui começou também a coleccionar e restaurar automóveis e motociclos clássicos, tendo-os num armazém perto de Nashville. Ao todo são mais de 150 veículos. No mesmo local tem ainda um restaurante, para recarregar energias após a visita à colecção.