Aguttes leiloa Audi Quattro construído para o Rali Dakar por Franco de Paoli

31/03/2023

A Audi revolucionou o mundo automóvel ao lançar o Audi Quattro em 1980, o modelo coupé de quatro rodas motrizes que tinha por base o Audi 80. A ideia não se ficou pelo automóvel de estrada e evoluiu para o modelo com que a Audi entrou no Campeonato do Mundo de Ralis, dominando-o por completo. O Quattro iria também marcar a história automóvel, ao ser o primeiro modelo a consolidar o motor frontal com uma sobrealimentação e tracção integral.

 

Apesar de ter sido construído a pensar apenas nos ralis, houve cinco exemplares em específico que se desviaram um pouco do seu propósito original, ao serem construídos para o rali mais duro do Mundo, o Rali Paris-Dakar, apesar de que do Audi Quattro têm apenas o desenho e pouco mais.

Conhecido por Audi Quattro Paris Dakar, ou Audi Quattro De Paoli, o exemplar presente neste artigo é o primeiro dos cinco modelos construídos pelo italiano Franco de Paoli para competir no Rali Paris-Dakar. No entanto, para a sua construção, foram utilizadas mais peças Range Rover do que Audi.

Para começar, o chassis foi extraído de um Land Rover Range Rover revestido por uma carroçaria que se assemelha a um Audi Quattro construída em fibra de vidro e Kevlar. Ao nível mecânico está equipado com o motor Rover V8 de 3,5 litros de cilindrada, que desenvolve 230cv às 5400rpm, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades que envia a potência para as quatro rodas. A suspensão é composta por um sistema pneumático de nivelamento automático.

Este Audi Quattro foi utilizado pelo próprio Franco de Paoli para competir no Rali Paris-Dakar e no Rallye de l’Atlas em 1986 e 1987. Recentemente foi submetido a um restauro para ficar tal e qual como se apresentou à partida do Rali Paris-Dakar de 1986.

No próximo dia 2 de Abril irá a leilão, através da Aguttes, com um valor estimado de venda situado entre os 150 e os 250 mil euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.