Ouvir falar de automóveis antigos abandonados em garagens ou celeiros poeirentos, encontrados passados largos anos é uma situação singular, desta vez o achado é ainda mais sui generis. Quem diria que uma cave, cujo único acesso era um elevador, pudesse esconder um Alfa Romeo Giulietta SZ durante 35 anos?
Esta descoberta é provavelmente uma das mais impressionantes que o universo dos clássicos viu nos últimos tempos. Além dos peculiares contornos em que foi descoberto, trata-se de um dos modelos mais raros da marca do quadrifoglio.
O SZ ou Sprint Zagato descoberto no passado mês de Novembro em Turim era propriedade de um mecânico que, presumivelmente, não conseguiu tirar o automóvel da cave devido à avaria do elevador, deixando-o lá por mais de três décadas. Após o falecimento do seu proprietário que não deixou herdeiros, o governo italiano ficou encarregue das suas propriedades que, como é habitual, foram leiloadas. O leilão realizou-se na passada quinta-feira e o Alfa Romeo alcançou a impressionante cifra de 547 mil euros.
O exemplar encontrado foi fabricado em 1962 e pertence aos últimos exemplares construídos. Considerando que ficou 35 anos numa cave o modelo italiano encontra-se em óptimas condições e aparentemente completo.