Veículo Antigo
Designação que se refere à idade do veículo em causa. É uma classificação puramente objectiva, mas que se tem revelado insuficiente, à medida que o critério da idade permitiu uma abrangência cada vez maior de veículos. A palavra “antigos” foi a escolhida quando começaram a surgir as primeiras manifestações no sentido de preservar veículos obsoletos em termos tecnológicos, mas de valia histórica ou afectiva. A FIVA (Fédération Internationale des Véhicules Anciens) e o seu representante em Portugal, o CPAA (Clube Português de Automóveis Antigos), ambos fundados na década de sessenta, são dois exemplos de como essa designação se tornou referência. O conceito de antigo tem variado, de país para país, entre os 20 e os 35 anos.
Veículo Histórico
É a definição formal mais utilizada hoje em dia, porque inclui não só a relevância temporal – em Portugal, fixada para o biénio 2006/07 em 24 anos, tendente a alinhar, a partir de 2010 com o Código Técnico da FIVA, que prevê 30 anos – mas também atribui importância a outros factores:
– Preservação em condição original ou equiparada (acessórios contemporâneos ou restauro)
– Interesse histórico e técnico
– Não utilizado como veículo único ou de uso quotidianoVeículo Clássico
É, de todas, a definição mais abrangente. Por clássico entende-se algo que não passa de moda, pelas suas características intrínsecas de qualidade (técnica, estética), pela importância histórica, raridade (ou exclusividade) e, mesmo, pela sua relevância afectiva (carisma). Aqui a idade conta muito pouco, ou mesmo nada, já que existem automóveis e motos em produção actual que podem ser aqui incluídos – dois exemplos: os Morgan e as Bimota. Alguns dos veículos que encontramos nesta categoria, serão antigos apenas dentro de algumas décadas, outros poderão até vir a ser considerados históricos, mas todos são extraordinários pela forma como se distinguem da produção corrente de veículos motorizados. O conceito “Clássico” aplicado aos veículos generalizou-se com o aparecimento, em 1973, da revista inglesa “Thoroughbred & Classic Cars”.
Categorias FIVA de veículos históricos:
Classe A – Pioneiros – veículos construídos antes de 31 Dezembro de 1904
Classe B – Veteranos – veículos construídos entre 1 de Janeiro 1905 a 31 Dezembro 1918
Classe D – Pós-Vintage – veículos construídos entre 1 Janeiro 1931 e 31 Dezembro 1945
Classe E – Pós-Guerra – veículos construídos entre 1 Janeiro 1946 e 31 Dezembro 1960
Classe F – Veículos construídos entre 1 de Janeiro 1961 e 31 Dezembro 1970
Classe G – Veículos a partir de 1 de Janeiro 1971, até uma data de 30 anos anterior ao primeiro dia do ano em curso