As melhores motos em leilão no Monterey Car Week de 2017
16/08/2017
Indian Single, de 1903: Sendo a Indian pintada mais antiga que se conhece, esta moto vem completa com um imenso historial. Comprada por um dentista em 1920, por troca com trabalho médico no valor de 50 dólares, a moto americana foi vendida por 20 dólares em 1960. Modelo produzido no primeiro ano completo da marca, esta Indian arrisca-se a tornar-se no lote mais valioso do Monterey Car Week.
Estimativa: $200,000 to $250,000
Indian “Camelback” Single, de 1903: Parte da Allen Smith Collection, esta Indian “Camelback” Single, de 1903, foi restaurara há uma década, pontuando 99,75 pontos (em 100 possíveis) no evento Antique Motorcycle Club of America Nationals, em 2009. Desde então tem estado em exposição num museu.
Estimativa: $125,000 to $175,000
Indian “Camelback” Single, de 1905: Outra moto com uma vasta história. Esta Indian “Camelback” Single foi montada com peças datadas de 1905, 1906 e 1907, por Henry Wing Sr, um dos fundadores do Antique Motorcycle Club of America (AMCA). Curiosamente, a moto estava presente quando o clube organizou a sua primeira reunião, estando a sua história bem documentada.
Estimativa: $75,000 to $90,000
Indian Single, de 1906: Esta Indian Camelback, de 1906, apresenta a tinta original, e pertenceu em tempos à colecção privada de E. Paul DuPont, proprietário da marca Indian Motorcycles, de 1930 a 1945.
Estimativa: $85,000 to $100,000
Thor Single Board Track Racer, de 1906: Uma Thor de competição totalmente restaurada, que inclui um apoio de pé personalizado com o logotipo da Thor.
Estimativa: $30,000 to $50,000
Indian Single, de 1907: Esta moto foi restaurada pelo próprio E. Paul DuPont, verdadeiro entusiasta de motociclos bem antes da sua família adquirir a marca Indian. Esta é uma de muitas Indian que DuPont restaurou pessoalmente para mostrar na fábrica da Indian.
Estimativa: $80,000 to $90,000
Pierce Four, 1910: Considerado o Rei das estradas norte-americanas, o modelo Pierce Four, de 1910 estreou as motorizações de quatro cilindros. Pierce importou da Bélgica uma moto FN de quatro cilindros, melhorou-lhe a mecânica e começou a produzir os seus próprios modelos em 1909. Há mais de um século atrás, a Pierce Four, com motor de 707cc, era capaz de manter uma velocidade de 100 km/h de forma suave, nas estradas americanas. Nota para a ausência de travão dianteiro e suspensão traseira.
Estimativa: $150,000 to $250,000
Thor Single, de 1910: Anteriormente na colecção EJ Cole, esta moto poderá vir a valorizar para além da sua estimativa inicial.
Estimativa: $50,000 to $60,000
Ducati Mike Hailwood Replica, de 1985: A derradeira evolução da Mike Hailwood Replica vinha equipada com um motor de 1000cc, sendo esta uma unidade das 1100 produzidas. Mesmo com 32 anos, esta moto apresenta escassos 2000 quilómetros no odómetro.
Estimativa: $20,000 to $25,000
Indian Single, de 1911: Uma máquina impressionante, esta Indian Single de 1911 encontra-se num estado perfeitamente original.
Estimativa: $50,000 to $60,000
Flying Merkel V-Twin, de 1913: Existem poucas motos tão distintas quanto a Flying Merkel, e este exemplar de 1913 é perfeito. Capaz de alcançar os 100 km/h, o modelo equipado com um motor V-Twin de 1000cc, era um dos mais avançados do seu tempo, vindo equipado com um mono-amortecedor na traseira. Totalmente restaurada e trazida diretamente do National Motor Museum, da Austrália, esta é uma das motos com potencial de valorização.
Estimativa: $100,000 to $150,000
Henderson Model C Four, de 1914: Esta Henderson Model C Four é outra das motos com potencial de valorização, bem acima da estimativa de venda.
Estimativa: $150,000 to $250,000
Excelsior Model 16-3, de 1916: Outra moto oriunda da colecção Allen Smith. Esta Excelsior Model 16-3, de 1916, foi totalmente restaurada pelo especialista Brad Wilmarth.
Estimativa: $50,000 to $70,000
Indian Big Chief with Indian Princess Sidecar, de 1923: Para além do aspecto histórico, o valor deste sidecar Indian Big Chief with Indian Princess advém do facto de ter pertencido a Steve McQueen, e de ter sido restaurado pelo seu grande amigo Kenny Howard, mais conhecido pela alcunha de Von Dutch. Em 2014 foi vendido em Las Vegas, pela Bonhams, por $126,000.
Estimativa: $120,000 to $150,000
Indian OHV Prince Racer, de 1926: Uma rara e original Indian Prince OHV de competição.
Estimativa: $50,000 to $60,000
Indian 438 Four, de 1938: Totalmente restaurada, tendo figurado em capas de inúmeras revistas e livros, esta magnífica Indian 438 Four, de 1938, é originária de uma época na qual a marca norte-americana pertencia à família DuPont, sendo esta uma história bem contada por Paul d’Orleans, no Vintagent.
Sem estimativa oficial
Brough Superior SS80, de 1939: Esta Brough Superior SS80, da Allen Smith Collection, vem completa com todo o historial e documentação. Pertenceu à colecção Steve Klein e foi exposta no Australian Motorcycle Museum.
Estimativa: $80,000 to $120,000
Nimbus Model C With Sidecar, de 1939: Este sidecar Nimbus Type C, de 1939 pertenceu a Steve McQueen. Apresenta um motor de quatro cilindros em linha, com 746cc de capacidade, sendo bastante fiável, com uma velocidade de cruzeiro a rondar os 120 km/h. Foram produzidas 12 000 unidades da moto, sendo que cerca de 4000 mantêm-se registadas na nativa Dinamarca.
Estimativa: $90,000 to $125,000
Norton Manx 350, de 1956: Uma Norton 350cc Manx totalmente restaurada, com um extenso historial de competição no Isle of Man TT. O motor da Manx foi reconstruído e afinado pelo especialista Ray Petty.
Estimativa: $40,000 to $45,000
AJS 7R, de 1959: Um magnífico exemplar da icónica AJS 7R.
Estimativa: $40,000 to $45,000
Ariel Square Four Mk II, de 1954: Construída durante o primeiro ano de produção do novo motor Ariel “Four Pipe” de 997cc, esta Ariel Square Four Mk II, de 1954, foi totalmente restaurada pelo especialista Chuck Walton.
Estimativa: $30,000 to $40,000
Benelli 900 SEI, de 1983: Nas décadas de 70 e 80 a J. Geils Band alcançou bastante sucesso comercial, e o seu guitarrista, John Geils, era um ávido colecionador de automóveis e motociclos. Esta Benelli era a sua preferida, podendo valorizar para além da estimativa inicial.
Estimativa: $9,000 to $13,000
BMW R62, de 1929: A primeira moto de 750cc, produzida pela Bayerische Motoren Werke Motorrad. Totalmente restaurada.
Estimativa: $50,000 to $58,000
BMW R60/2 With Sidecar, de 1966: Esta BMW de 600cc foi completamente restaurada, vindo completa com um igualmente restaurado sidecar Steib.
Estimativa: $35,000 to $55,000
Cleveland Single, de 1921: Um exemplar um pouco mais recente da Cleveland com motor a dois tempos.
Estimativa: $30,000 to $50,000
Ducati 900 SS Imola, de 1977: Uma Imola Replica, com motor de 900cc, com potencial de valorização.
Estimativa: $40,000 to $45,000
Harley-Davidson SCA Single Race, de 1922: A Harley-Davidson começou a produzir o modelo SCA Single Race quando os modelos maiores, de 1000cc, foram banidos das corridas em ovais de madeira na década de 20. Apenas uma pequena amostra destes modelos foi construída, até que as corridas em ovais passaram a ser totalmente proibidas. Esta é a primeira unidade desse modelo, vindo equipada com o motor número #1.
Estimativa: $40,000 to $50,000
Indian 4 Valve Single, de 1916: Uma rara e restaurada Indian 4-valve “small base”, de 500cc, com 101 anos de idade.
Estimativa: $75,000 to $90,000
Indian Twin, de 1912: Uma Indian de 1000cc v-twin de competição, com a pintura original de há 105 anos. Uma das réplicas comercializadas pela Indian para comemorar a victória alcançada no Isle of Man Senior TT de 1911. Os três primeiros lugares alcançados pela marca na meca do motociclismo foi um resultado verdadeiramente inédito.
Estimativa: $50,000 to $60,000
MV Agusta 850SS, de 1977: Vindo directamente do Virgil Elings Solvang Museum, esta moto é igualmente elegante e rara, estando completa com uma conversão para competição da Magni.
Estimativa: $65,000 to $85,000
Norton F1 Rotary, de 1990: A Norton construiu apenas 130 unidades da F1 Rotary, por isso o modelo é a combinação perfeita entre escassez e rapidez.
Estimativa: $30,000 to $35,000
Ducati 750 GT Sandcast, de 1971: Uma das 400 unidades originais da Ducati 750 GT Sandcast, incluindo as famosas motos de competição que catapultaram a marca italiana para o estrelato, esta moto poderá superar a estimativa inicial.
Estimativa: $30,000 to $40,000
Rambler Single, de 1904: Parte da famosa colecção E.J. Cole, esta Rambler equipada com o motor Thor poderá valorizar ainda mais do que a estimativa inicial.
Estimativa: $35,000 to $45,000
Cleveland “Strap Tank” Single, de 1919: Não sendo uma das Cleveland mais famosas do seu tempo, esta mono-cilíndrica a dois tempos é igualmente interessante e excêntrica. De mecânica peculiar, este modelo superou, em 2007, o recorde para motociclos num leilão da Bonhams.
Este ano o Monterey Car Week será palco para dois importante leilões de motociclos, organizados pelos especialistas da Mecum e da Worldwide Auctioneers.
O leilão Pacific Grove da Worldwide Auctioneers incluirá uma dúzia de motorizadas oriundas da Allen Smith Collection of Significant Motorcycles, enquanto o leilão da Mecum estará igualmente bem recheado com motos que irão certamente valorizar.
Entre estes dois importantes leilões a realizar no Monterey Car Week, decidimos escolher alguns dos melhores lotes, para os entusiastas e não só.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.