Aston Martin DB5 com história portuguesa leiloado por mais de um milhão de euros

11/10/2022

Lançado em 1963, o Aston Martin DB5 iria-se tornar num automóvel icónico e imortalizado nos filmes de James Bond. Foi desenhado pela Carrozzeria Touring Superleggera e produzido até 1965 com um total de 1059 unidades. Estava equipado com um motor de seis cilindros em linha construído totalmente em liga R. R. 50 de alumínio-níquel, de dupla árvore de cames à cabeça, três carburadores SU e 4,0 litros de cilindrada, debitando 282cv.

Em 1964 é lançada a versão mais apimentada, o DB5 Vantage, agora com três carburadores de duplo corpo Weber e cames com perfil diferente, passando o motor a debitar 325cv às 5500rpm. No entanto, apenas 65 exemplares foram produzidos, tornando este modelo um dos mais procurados.

Presente neste artigo está um Aston Martin DB5 Vantage ainda mais raro, pois pertence ao restrito grupo de apenas 17 exemplares produzidos com volante à esquerda. Produzido a 15 de Setembro de 1965, saiu de fábrica na icónica cor cinza Silver Birch com o interior Red Connolly, tal como o de James Bond, assim como dois faróis de nevoeiro Marchal e um rádio Motorola. O destino de entrega deste DB5 foi Portugal, mais concretamente para a Mocar. A 5 de Novembro foi registado em nome da sua primeira proprietária, Maria Emília Reis Ferreira Barros.

Menos de um ano depois, em Junho de 1968 acaba por ser adquirido por José Manuel Homem de Macedo Nogueira e, um ano depois, passa para a propriedade de Albert William Jauson, um industrial com empresa em Lisboa. Foi vendido a um coleccionador holandês em 1991 que pediu um pequeno restauro ao DB5. Foi adquirido pelo anterior proprietário em 2010 que o deixou “esquecido” na sua colecção, no Kuwait, até agora.

No passado dia 9 de Setembro este DB5 Vantage com o chassis número 2217/L foi levado a leilão, através de um evento da RM Sotheby’s em St. Moritz, na Suíça, sendo vendido por quase 1.180.000 euros.