Automóvel icónico de Giorgio Gucci em leilão internacional

Responsável por revolucionar o cenário dos carros utilitários, o Mini tornou-se num símbolo de elegância que conquistou personalidades em todo o mundo. Até dia 28 de Outubro, um dos mais elegantes exemplares deste modelo, que pertenceu a Giorgio Gucci, sobrinho do fundador da casa Gucci, está em leilão na Catawiki, portal de leilões na Internet de mais rápido crescimento.

Criada em 1959, pela mão de Alec Issigonis, designer de automóveis inglês de origem grega, que trabalhou no grupo BMC (MG, Austin, Morris, Austin Healey, entre outros), a marca Mini é famosa por ter mudado a forma como os carros passaram a ser utilizados. Quando lançado, traduziu-se num carro que mudou parâmetros, pela inovação introduzida, mas também pelo estilo e linhas elegantes.

Desde o ano em que foi lançada, a Mini conquistou de imediato utilizadores sofisticados que apreciavam as inovações introduzidas. Mesmo antes de se tornar num carro popular, cativou personalidades em todo o mundo, que solicitavam para si o modelo mais elegante e de melhor performance. Alec Issigonis ofereceu um exemplar a Enzo Ferrari. Personalidades como John Lenon, Paul McCartney, Steve Mc Queen e Peter Seller, conhecido como o Inspetor-Chefe Clouseau da série de filmes ‘A Pantera Cor de Rosa, tiveram também o seu exemplar.

Foram também muitos os estilistas que tiveram o seu Mini, alguns deles personalizados em versões especiais que refletiam as suas personalidades. Uma dessas versões especiais, que pertenceu ao designer de moda Giorgio Gucci, sobrinho de Guccio Gucci, o fundador da famosa casa de moda italiana, está agora em leilão na Catawiki.

Encontrar um Mini como este que pertenceu a uma figura pública traduz-se numa oportunidade bastante rara e única para colecionadores, não sendo fácil realizar a avaliação destes modelos que contam com um relevante significado histórico: ‘O Mini Clubman Saloon em 1980 era já é um modelo bastante diferente por si. Produzido desde 1969, contava com uma frente mais moderna e e linhas muito elegantes. Adicionando a isto o facto de ter pertencido à família Gucci, trata-se assim de um exemplar icónico que terá certamente uma grande procura na nossa plataforma’, afirma Alejandro Sánchez, Diretor-Geral da Catawiki em Portugal.

Para fazer a sua licitação deste Mini Clubman Saloon de 1980, personalizado para Giorgio Gucci, com apenas 25.000 quilómetros percorridos, clique aqui.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.